Mutirão de enfrentamento a Dengue mobiliza comunidade e autoridades em Novo Horizonte

Numa ação de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya, municípios que integram a regional de saúde de Xanxerê realizaram, nesta quarta-feira (13), o mutirão de sensibilização e limpeza para eliminar os criadouros do mosquito – pontos que possam acumular água. Em Novo Horizonte a ação foi capitaneada pela Secretaria de Saúde, mas contou com a participação das demais Secretarias e departamentos, além de entidades e instituições como Polícia Militar e Câmara Municipal de Vereadores.

Rogério Acácio Mascarello, secretário de Saúde do município, explica que o trabalho foi realizado prioritariamente na área urbana, onde há concentração de possíveis criadores do mosquito. Entretanto, ele alerta que a área rural também precisa ficar em alerta. “A população colaborou com o mutirão deixando o lixo e os materiais de descarte separados. Foi um trabalho excelente”, disse observando que a iniciativa destinou um grande volume de material para o tratamento adequado.

Embora o município tenha registrado quatro casos de pessoas com dengue neste ano – três contraídos fora e um dentro do território municipal – Mascarello observa que o município está limpo. “Cada um está cuidando da sua residência ou terreno. Isso é bom”, avalia.

Paralelo ao trabalho efetivo de limpeza e recolhimento dos materiais de descarte, o município fez a panfletagem junto a comunidade e comércio. No período da tarde equipes estivem na Escola de Educação Básica Santa Lúcia, onde profissionais falaram sobre a situação do município, os cuidados que é preciso ter e a necessidade de todos colaborarem.

Situação

Embora o município seja considerado infestado pelo mosquito Aedes Aegypti desde 2015, ainda não havia sido registrado caso autóctone – quando a pessoa contrai a doença no próprio município e não em viagem. De janeiro a março o município registrou quatro casos de pessoas com dengue – no momento não há nenhum ativo. Uma delas era autóctone. Para monitorar a situação do mosquito, o setor endemias vigia sete armadilhas na área urbana.