Novo Horizonte inicia atendimento nas oficinas da educação em tempo integral

O governo municipal de Novo Horizonte, através da Secretaria de Educação Esportes e Cultura, iniciou, neste segundo semestre, as atividades da educação em tempo integral na rede municipal de ensino. A implantação é gradativa e iniciou pelas turmas do primeiro ano. Na última semana foram entregues os kit de robótica e os tablets, os quais serão empregados na parte de programação.

Em tom de comemoração, Solange Franzosi, secretária de Educação, Esportes e Cultura, frisa que é um sonho realizado. Segundo ela, a implantação do sistema estava prevista no plano de governo e agora é uma realidade no município. “O objetivo é desenvolver saberes que habilitem e desenvolvam habilidades e criatividades nos alunos”. Neste primeiro momento são seis oficinas – robótica, ateliê, jogos matemáticos, literatura e contação de história, jogos de mesa e ciências.

Solange explica que a aceitação por parte dos pais foi surpreendente, pois todas as vagas disponibilizadas foram preenchidas. “Nos primeiros 15 dias vamos trabalhar num formato de teste e adaptação. Neste formato as oficinas são realizadas nas segundas, terças e quintas-feiras. Depois desse período serão quatro dias na semana”, disse. Para os alunos que residem distante a escola oferece almoço e uma equipe auxilia com orientação de estudos – temas de casa da escola regular.

Vanderlei Sanagiotto, prefeito municipal, deixa claro que educação é prioridade na administração. “Estamos realizando sonhos”, afirma lembrando que o primeiro passo foi a implantação da creche. Segundo o Executivo, são investimentos estratégicos que garantem qualidade ao ensino e bem-estar aos alunos.

De acordo com o prefeito ao investir em educação em tempo integral o município contribuir para que as famílias possam aumentar as suas rendas, já que os filhos permanecem no ambiente escolar e os pais podem trabalhar de forma integral.

Investimento

Além da estrutura física de 318,24 metros quadrados – salas paras as oficinas e Secretaria de Educação, Esportes e Cultura –, a qual recebe um investimento total de R$ 830 mil, recentemente a pasta investiu, com recursos próprios, R$ 40,5 mil na aquisição de dez kits de robótica e dez tablets. Agora, devido a demanda, há o processo de compra de mais kits de robótica e tablets. Nessa nova compra serão investidos mais R$ 34.250,00.