Assistência Social promove almoço de encerramento do ano para idosos do município

No sábado (2), o governo municipal de Novo Horizonte, através da Secretaria de Assistência Social, realizou um encontro com almoço para os idosos do município. O evento reuniu em torno de 370 idosos de todas as comunidades e área urbana da municipalidade. Marcia Nicola Franchini, secretaria de Assistência Social, explica que foi uma confraternização de encerramento do ano. Segundo ela, é uma maneira de reconhecer e valorizar a contribuição dos mesmos ao longo da história do município.

Marcia conta que, além de marcar o encerramento das atividades no ano, o evento é um momento de encontro, pois é quando muitos podem rever amigos e conhecidos. “Vemos esse momento como algo de grande importância, pois todos os anos há uma adesão grande”, disse a secretária registrando que, após o almoço, foi disponibilizada uma atração musical.

Analisando o feedback e a participação, a secretária adianta que a pasta vai trabalhar em novas edições do almoço. A ideia é que a adesão aumente e todos os idosos do município, independente de integrarem grupos ou não, possam participar. Embora seja uma programação comemorativa, ela vê o evento como uma maneira de socialização, de troca de experiências e construção de relacionamentos. “Nesta idade naturalmente as relações diminuem e as visitas e viagens são menos frequentes, então naturalmente existe essa carência de encontros e momentos como esse”, justifica.

A secretária lembra que, além de atuar na elaboração, coordenação, analise e execução de programas em diferentes áreas e estar em contato direto com as pessoas em situações de vulnerabilidade, a pasta busca promover ações de prevenção. Neste quesito, segundo Marcia, eventos como o realizado para os idosos tem papel fundamental para isso.