Programa de destoque segue em ritmo acelerado em Novo Horizonte; 30% já foi executado

Oferecido pela administração municipal como um incentivo, o programa de destoque de Novo Horizonte foi iniciado no mês de abril e deve atender em torno de 210 pedidos neste ano. O trabalho, iniciado com o trator de esteira do município ganhou reforço com a licitação de uma máquina terceirizada, a qual iniciou o trabalho no início do mês de maio.

Segundo o secretário de Agricultura de Novo Horizonte, Lucimar Viero, em torno de 30% dos pedidos já foram atendidos. A previsão é que o trabalho seja concluído até final de outubro, mas o secretário adianta que tudo depende das condições climáticas e das máquinas. “Não podemos garantir, pois dependemos de fatores que não estão sob o nosso controle”, argumenta.

Sobre a contratação de uma máquina terceirizada, o secretário justifica frisando que a janela para que o destoque seja feito é pequena e, por isso, é preciso concentrar os esforços em quatro ou cinco meses de trabalho. “Em abril ainda tem produto na lavoura e em outubro os plantios são retomados”, justifica.

Viero explica que a dinâmica do programa segue a mesma sistemática de 2022. Ou seja, onde o serviço é prestado pela máquina da prefeitura, o agricultor tem direito a três horas de máquina, sendo que as mesmas podem ser isentadas na integridade caso o mesmo tenha movimentação econômica comprovada. O mesmo acontece com a máquina terceirizada. A diferença é que neste caso o agricultor pode aproveitar que o trator está na propriedade e fazer mais horas de serviço. A diferença de horas é custeada pelo produtor.

O benefício de isenção é concedido de acordo com a seguinte movimentação: até R$ 5 mil ganha uma hora máquina, de R$ 5 mil a R$ 10 mil ganha duas horas e acima de R$ 10 mil ganha o teto máximo, ou seja, três horas. Entra na conta toda e qualquer venda de produto agrícola – grãos, suínos e gado. O leite entra numa outra conta, a qual compõe o benefício da produção de silagem.