Programa Um Olhar para o Futuro forma nova turma em Novo Horizonte

Parceiros no projeto Um olhar para o Futuro desde 2018, a Secretaria de Educação, Esportes e Cultura de Novo Horizonte e a agência da Cooperativa de Crédito Cresol Vanguarda viabilizaram, na terça-feira (6), a formatura de 30 alunos pelo programa. Com o diploma, agora as crianças são consideradas a “Turma do Futuro”. Além de lideranças do município, os familiares acompanharam a cerimônia.

Alicerçado nos princípios do cooperativismo, especialmente o quinto que trata da educação, informação e formação, o objetivo do projeto é impulsionar o conhecimento sobre o cooperativismo, cidadania, educação financeira e ajudar na formação das crianças, promovendo a sucessão família.

No lançamento, feito no dia 11 de agosto, os alunos receberam o material didático para os encontros. Foram cinco encontros, um por mês, e uma carga horária aproximada de 12 horas de atividade. Ao longo da formação os alunos tiveram a oportunidade de visitar a agência da cooperativa e vivenciar, na prática, a rotina de uma instituição financeira.

De acordo com a secretária de Educação, Esportes e Cultura de Novo Horizonte, Solange Franzosi, a parceria soma forças ao projeto pedagógico da educação. Ela justifica observando que, infelizmente, o tema educação financeira ainda não foi integrado como disciplina na grade curricular. Por outro lado, comemora que o assunto já faz parte das oficinas da educação em tempo integral do município.

Solange acredita que essa seja uma das formas de construir um modelo de sociedade no qual as pessoas compreendam o papel da cooperação, o uso adequado do dinheiro, o consumo consciente, a importância de poupar e a relevância do planejamento financeiro.

Presente na cerimônia, Gilmar Scatolin, conselheiro presidente da Cresol Vanguarda, destacou a importância e a necessidade de trabalhar a educação financeira desde cedo para que as crianças saibam a importância de economizar. “Os estudantes são as pessoas que irão conduzir as empresas, propriedades, país e município no futuro e a Cresol está plantando uma sementinha para tornar o mundo um lugar melhor”, defende.

Além de todos os alunos receberem certificado, dois alunos, um de cada turma participante, foram contemplados com uma poupança de R$ 150. Eles foram vencedores do concurso de redação, o qual foi realizado durante o período de formação do programa. Luan de Araujo e João Carlos Maciel de Melo foram os vencedores.

Luan de Araujo e João Carlos Maciel de Melo foram os vencedores do concurso e levam as poupanças

Programa

O Programa “Um Olhar para o Futuro” proporciona conhecimento para as crianças sobre o cooperativismo solidário, a agricultura familiar e a educação financeira, além de incentivá-las à cooperação, ressaltando a importância dos valores humanos nas ações do dia a dia, além de oportunizar aos alunos um conhecimento dinâmico e prazeroso, respeitando as diferenças e aprendendo a fazer juntos, um mundo cada vez melhor.