Saúde de Novo Horizonte recebe reforço profissional pelo programa Mais Médicos

Com o propósito de atender as demandas da população, a administração municipal de Novo Horizonte, através da Secretaria de Saúde, ampliou a equipe médica do município com a contratação de mais um profissional da área. O novo profissional, que iniciou o atendimento ao público no dia 5 de setembro, foi contratado por meio do programa Mais Médicos, do governo federal.

Segundo o secretário de Saúde do município, Rogerio Acacio Mascarello, a adesão ao programa é uma continuidade, já que desde 2015 o município utiliza o programa nacional – recentemente, por não existir edital do Ministério da Saúde, o município precisou fazer uma contratação de um médico via Consórcio Intermunicipal de Saúde (Conims). Mascarello explica que agora são dois profissionais a disposição da população. Um deles, que já estava efetivado no município, segue a atuação junto a Estratégia da Saúde da Família (ESF). “A adesão ao programa é para que o município tenha dois profissionais e consiga atender as demandas na área da saúde”, disse adiantando que o médico contratado, Dr. Paulo Ricardo, deve atuar no atendimento diário, visitas a domicílio, procedimentos e atendimento aos grupos de saúde.

“Um município como o nosso até poderia atender com um médico apenas, mas com dois profissionais a gente consegue fazer um trabalho mais amplo. Com apenas um profissional não é possível fazer a prevenção e a parte curativa”. Com a nova contratação o município passa a atender com dois médicos clínicos gerais, um médico ginecologista, um médico pediatra, nutricionista, duas psicólogas, dois odontólogos, fisioterapeuta, assistente social, farmacêutico e uma ampla equipe de enfermagem.

Mascarello frisa que o novo médico não gera significativos custos para o município, já que o salário do profissional é custeado pelo Ministério da Saúde. A contrapartida é a disponibilidade de moradia – o município possui uma casa própria para isso – e um auxilio com alimentação.

Segundo o prefeito, Vanderlei Sanagiotto, a manutenção de dois profissionais médicos no atendimento clínico da população é o cumprimento do plano de governo. “Nossa prioridade é o atendimento da população”. Citando os grupos de saúde – hipertenso e diabéticos, homem, gestantes e saúde mental – o executivo municipal afirma que o grande objetivo é atuar na prevenção.  Ele adianta que a saúde é uma das áreas prioritárias da administração e que os investimentos não param.