Combate à violência e à exploração sexual infanto-juvenil é tratado por meio de peça teatral

Com foco no combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, a Secretaria de Assistência Social de Novo Horizonte, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Conselho Tutelar, realizou uma série de atividades ao longo do mês de maio. Entre elas, destaque para uma peça apresentada pelo Grupo Teatral Piliquinha e uma conversa entre conselheiros tutelares e crianças.

Marcia Nicola Franchini, secretária de Assistência Social, conta que o trabalho envolveu todos os alunos da rede municipal e da rede estadual. Foram duas peças. Uma voltada para as crianças de 6 a 12 anos e outra para crianças acima de 12 anos. Ela justifica as ações lembrando que, embora exista um trabalho constante nessa área, maio é o mês de conscientização. “É uma questão sensível que precisa ser tratada”, disse frisando que a intenção é alertar crianças e adolescentes e contribuir com a quebra de alguns tabus. A ideia é subsidiar o público prioritário com informações para que, em casos de abusos, tenham consciência de denunciar.

De acordo com a secretária da pasta, o momento também é importante para o trabalho da equipe profissional, já que o grupo fica atento as ações e reações do público infantil durante as peças de teatro e os diálogos. “É um momento rico de informações”, resume adiantando que o grande objetivo da Secretaria é trabalhar na prevenção.

Além do esforço no mês maio, que é o foco da campanha, Marcia explica que os profissionais do conselho tutelar e da pasta ficam à disposição para receber e tratar das denúncias de abuso e exploração. Outro canal que pode ser usado é o disk 100. A secretária reforça que a comunidade precisa enxergar o Conselho Tutelar como um parceiro de confiança para fazer denúncias de exploração, tirar dúvidas e buscar orientações precisas. “Estamos aqui para zelar a criança e o adolescente. Essas ações de conscientização e orientação também fazem parte da nossa atividade”, responde.