Vanderlei Sanagiotto é reconhecido como prefeito inovador em Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes

O prefeito de Novo Horizonte, Vanderlei Sanagiotto, foi reconhecido, entre os 295 prefeitos do Estado de Santa Catarina, como prefeito inovador 2023. Ele ficou entre os 18 executivos do Estado. O reconhecimento acorreu nos dias 17 e 18 de agosto, em Itajaí, durante o 6º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, principal evento estadual de tecnologia voltado para prefeituras, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Tecnologia (Setec). Aimar Francisco Pavelecini, secretário de Administração e Fazenda do município, representou o prefeito no evento.

Embora a honraria seja destina ao chefe do Poder Executivo, Sanagiotto credita o reconhecimento a toda a equipe de governo. Ele explica que o prêmio é em decorrência da implantação do projeto piloto da lousa digital na rede municipal de ensino, a qual foi feita em fevereiro deste ano. “A avaliação leva em conta a utilização da tecnologia de forma estratégica para melhor a gestão pública e a vida dos cidadãos, mas é preciso observar outras ações inovadoras feitas pelo governo”, observa citando como exemplo a construção da creche, a implementação do ensino em tempo integral, com oficinas no contraturno, construção da sede própria da Secretaria de Educação, Esportes e Cultura e renovação da frota para o transporte dos alunos. “Essas foram algumas ações específicas na área da educação, mas há um conjunto de ações em andamento que que envolve todas as áreas e setores”.

Sanagiotto entende que o reconhecimento é fruto de um projeto estratégico, que conta com a participação efetiva e propositiva da equipe de governo. “Com certeza vamos continuar no mesmo rumo”, adianta.

Para a secretária de Educação, Esportes e Cultura, Solange Franzosi, o prêmio confirma que o trabalho da administração está no caminho certo. “Foram inúmeras ações inovadoras e a implantação da lousa é uma delas”, observa citando ainda a instalação de computadores em todas as salas, aquisição de notebooks e instalação de câmeras de videomonitoramento. “Acreditamos que a educação é a chave para um futuro brilhante e a tecnologia desempenha um papel fundamental nesse processo”.

Solange adianta que o investimento em lousa digital foi iniciado como um projeto piloto, mas que a intenção é dar continuidade, contemplando as demais salas de aula. “Foi uma experiência que deu certo”, resume.

Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes

Com o objetivo é abordar ferramentas e soluções que melhorem a eficiência dos serviços públicos prestados à população, em especial para as pequenas e médias cidades, o Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes recebeu o apoio da Federação dos Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), da União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC) e das associações regionais de municípios.