Educação de Novo Horizonte realiza Chá Literário com Arte e faz lançamento de livro

Com o objetivo de compartilhar o aprendizado e aproximar a família da escola, o Centro Educacional Municipal Novo Horizonte (Cenho) realizou, na noite desta terça-feira (6), no pavilhão do Centro Comunitário do município, o Chá Literário com Arte. De forma oportuna, a Secretaria de Educação, Esportes e Cultura do município fez o lançamento oficial do livro “Dando Asas à Imaginação” – escrito por alunos e professores da rede municipal de ensino. A programação reuniu mais de 700 pessoas entre lideranças, familiares, alunos e profissionais da área da educação.

Sem esconder a emoção, Solange Franzosi, secretária de Educação, Esportes e Cultura, resumiu a noite como um “momento de muita alegria”. Ao parabenizar as crianças pelas apresentações, a secretária destacou o trabalho da equipe profissional. “É um trabalho de meses”, explica defendendo que o Chá Literário com Arte é uma maneira de incentivar o gosto pela leitura.

Segundo o prefeito, Vanderlei Sanagiotto, o evento é importante pois aproxima a família da escola e permite que as crianças compartilhem um pouco do aprendizado. Para ele toda a equipe, desde a secretária até a auxiliar de serviços gerais, está de parabéns pelo profissional trabalho que desempenha em favor da educação.

Lançamento livro

Consultora e responsável pela revisão integral do livro, Nelí Bastezini Kronbauer, explica que a obra reúne recortes de vida de alunos e professores. “São experiências, vivências, sentimentos e recortes da imaginação”. Segundo ela, a comunidade de Novo Horizonte está de parabéns, pois é a 6ª obra escrita e a disposição da sociedade. “Isso e simplesmente glamouroso. A mim só me resta agradecer a oportunidade de acompanhar esse processo”, resume.

Destacando o envolvimento de todos – alunos e professores – Néli também observou a sensibilidade do governo municipal que entendeu a proposta e avalizou a construção do material. “Quiçá outros prefeitos se desafiassem a fazer isso”, provoca.

Defendendo que as crianças são o futuro, Solange destaca que a construção do exemplar, além de permitir que a história seja lembra, contribui com o fomento da leitura e da escrita. A secretária frisa ainda que a obra é resultado de um esforço conjunto que foi iniciado em 2022. Um dos diferenciais do livro é o código identificador ISBN (International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro). Trata-se de um padrão numérico criado com o objetivo de fornecer uma espécie de “RG” para publicações monográficas, como livros, artigos e apostilas. Com isso o material pode ser acessado em mais de 200 pais do globo terrestre.

Inicialmente foram produzidos 300 exemplares, os quais serão entregues aos alunos e professores, além das autoridades do município. Alguns ficarão à disposição na biblioteca municipal. “Precisamos agradecer ao Executivo que, quando procurado, entendeu a proposta e nos deu aval para que esse trabalho fosse desenvolvido”, reconheceu a secretária.

Para o prefeito, crianças e professores da rede municipal de ensino deixaram uma marca na história de Novo Horizonte. Ele adianta que a educação, assim como as demais secretarias, tem total apoio e aval do Executivo.

Acesse o álbum completo de fotos AQUI