Dia de Campo sobre produção de leite a base de pasto reúne mais de 80 produtores da região em Novo Horizonte

A Epagri e a Secretaria de Agricultura de Novo Horizonte, em parceria com as cooperativas Sicoob Original, Cresol Vanguarda, Cooper Caslo e Cooper Alfa, realizaram, nesta terça-feira (28), na propriedade do casal Moacir e Ivania Cardoso, em Novo Horizonte, o Dia de Campo: Pecuária Leiteira – experiência da família Cardoso.

O evento, que integra o cronograma de ações do curso municipal de bovinocultura de leite, reuniu 82 produtores rurais dos municípios de Galvão, Jupiá, São Lourenço do Oeste, São Bernardino, Campo Erê e Novo Horizonte.

Entre outros objetivos, o Dia de Campo buscou mostrar, na prática, que a produção de leite a base de pasto perene é viável e garante rentabilidade às propriedades, independente de tamanho – a propriedade sede do Dia de Campo possui área total de 11 hectares, sendo que destes, apenas nove são utilizados para a atividade leiteira.

Além disso, o evento buscou incentivar os produtores a implementarem pastagens perenes e utilizarem os serviços e orientações da Epagri. A dinâmica do Dia de Campo ocorreu em forma de estações. Foram quatro: dados técnicos e econômicos da propriedade; criação de bezerras e novilhas; balanço nutricional da atividade leiteira; e pastagens perene – plantação e manejo.

Vanderlei Sanagiotto, prefeito de Novo Horizonte, esteve no local e acompanhou os trabalhos. Segundo ele, a administração é parceira e incentiva este tipo de evento, pois entende que as boas práticas precisam ser replicadas. Ele reforça ainda que, como incentivo, o município mantém programas importantes como destoque, inseminação artificial e produção de silagem, por exemplo. “A área industrial e o comércio no município avançaram muito, mas a agricultura ocupa espaço importante dentro do movimento econômico do município”, explica o Executivo.

Sobre a presença de produtores da região, Sanagiotto primeiro parabeniza a Epagri pelo trabalho e organização. Segundo ele, a empresa pública do Estado cumpre com o seu papel e o município é parceiro, pois entende que com isso há a melhoria da qualidade de vida de quem vive no campo. O prefeito enxerga que em médio e longo prazo isso auxilia na redução do êxodo rural, já que naturalmente a propriedade se torna rentável.

Segundo o extensionista rural da Epagri, escritório de Novo Horizonte, Nelso Nunes de Oliveira, através do Dia de Campo o grupo consegui visualizar o processo de produção de leite a base de pasto perene de forma completa, desde a seleção de mudas de grama, até a criação de bezerras. “A expectativa foi superada, pois apenas um dos convidados não conseguiu participar e os parceiros estiveram todos”, comemora.

Oliveira explica o modelo de propriedade compartilhado no Dia de Campo é um formato que é replicado pela Epagri em todo o Estado. “O maior propósito é produzir matéria prima – leite – com baixo custo”, resume.