Alunos da rede municipal são diplomados no programa Um olhar para o Futuro da Cresol

Parceiros no projeto Um olhar para o Futuro desde 2018, a Secretaria de Educação, Esportes e Cultura de Novo Horizonte e a agência da Cooperativa de Crédito Cresol Vanguarda viabilizaram, na quarta-feira (23), a formatura de 14 alunos do 4° ano no programa. Com o diploma, agora as crianças são consideradas a “Turma do Futuro”. Além de lideranças do município, os familiares acompanharam a cerimônia.

Alicerçado nos princípios do cooperativismo, especialmente o quinto que trata da educação, informação e formação, o projeto busca impulsionar o conhecimento sobre o cooperativismo, cidadania, educação financeira e ajudar na formação das crianças, promovendo a sucessão família. Foram cinco encontros, um por mês, e uma carga horária aproximada de 12 horas de atividade. Ao longo da formação os alunos tiveram a oportunidade de visitar a agência da cooperativa e vivenciar, na prática, a rotina de uma instituição financeira.

De acordo com a secretária de Educação, Esportes e Cultura de Novo Horizonte, Solange Franzosi, a parceria é importante e soma forças ao projeto pedagógico da educação. Ela justifica observando que, infelizmente, o tema educação financeira ainda não foi integrado como disciplina na grade curricular. Por outro lado, comemora que o assunto já faz parte das oficinas da educação em tempo integral do município e que instituições, a exemplo da Cresol Vanguarda, sejam parceiras no desenvolvimento desse conteúdo.

Solange acredita que essa seja uma das formas de construir um modelo de sociedade no qual as pessoas compreendam o papel da cooperação, o uso adequado do dinheiro, o consumo consciente, a importância de poupar e a relevância do planejamento financeiro.

Gilmar Scatolin, presidente do conselho de administração da Cresol Vanguarda, destacou a importância e a necessidade de trabalhar a educação financeira desde cedo para que as crianças saibam a importância de economizar. Ele lembrou que no passado não existia essa preocupação e ninguém falava sobre o tema, mas hoje, num esforço conjunto entre escolas e instituições, o assunto está sendo discutido de forma ampla. “Os estudantes são as pessoas que irão conduzir as empresas, propriedades, país e município no futuro e a Cresol está plantando uma sementinha para tornar o mundo um lugar melhor”, defende.

Marcos Mallmann, gerente da agência da cooperativa em Novo Horizonte, adiantou que a instituição segue parceira do município neste e outros projetos. “Essa contribuição é uma espécie de retribuição pela acolhida da comunidade. A gente investe nesses projetos, pois entende que desta forma está contribuindo com um futuro melhor”, resume.