Novo Horizonte faz investimentos para início da educação em tempo integral

Com previsão para dar início a educação em tempo integral no mês de agosto, a Secretaria de Educação, Esportes e Cultura de Novo Horizonte iniciou a aquisição de materiais e equipamentos. Para a oficina de robótica, por exemplo, já foram adquiridos dez tablets – investimento de R$ 12,5 mil com recursos próprios – e está aberta a licitação para a compra dos kits de robótica.

Ao lembrar que a educação em tempo integral é diferente, Solange Franzosi, secretária da pasta, explica que os equipamentos são fundamentais para que os alunos tenham condições de desenvolver o conhecimento na prática. “Objetivo é desenvolver nos alunos a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos. Criatividade e inovação é o foco”, garante.

De acordo com a secretária de Educação, a implantação da educação em tempo integral vai acontecer de forma gradativa. Neste ano, por exemplo, entram no processo as turmas do primeiro ano. “Nós abrimos 30 vagas, mas como a participação é facultada aos pais, tivemos neste primeiro momento a adesão de 14 alunos”, detalha observando que o segundo e o terceiro ano entrarão no processo em 2023 e 2024, respectivamente.

Questionada, Solange afirma que a educação em tempo integral vem para contribuir com o desenvolvimento dos alunos. Segundo ela, o formato busca potencializar habilidades, competências e raciocínio lógico. “Quanto mais investir em práticas, mais preparados eles estarão para enfrentar os desafios. Vamos apresentar metodologias inovadoras que vão contribuir na formação dessas crianças”, revela.

Espaço da educação em tempo integral

Como não havia espaço suficiente na estrutura do Centro Educacional Municipal Novo Horizonte (Cenho) para comportar a implantação da educação integral, o município, por meio da Secretaria, está investindo R$ 830 mil – R$ 280 mil de emenda do deputado estadual Marcos Vieira, R$ 150 mil de emenda do deputado estadual Valdir Cobalchini, R$ 100 mil de emenda do deputado estadual Maurício Eskudlark e R$ 300 mil de emenda do deputado estadual Mauro de Nadal – na construção de um novo espaço, com 318,24 metros quadrados, onde também será alocada a estrutura da Secretaria.

Solange conta que a obra será concluída em duas etapas. A prioridade é o piso inferior, onde estão as salas para as oficinas da educação em tempo integral. Esse espaço deve estar pronto nos próximos dias. “O acabamento do piso superior, onde vai ficar a Secretaria, está com a licitação aberta e deve ser entregue na sequência. Nossa prioridade é o espaço para os alunos”, confirma.