Articulação interdisciplinar: estratégias integradas buscam proteger crianças e adolescentes

A Secretaria de Assistência Social de Novo Horizonte, em parceria com a Educação, Saúde, conselho tutelar e representantes da Escola de Educação Básica (EEB) Santa Lúcia, realizou, no início da semana, uma reunião conjunta de alinhamento das ações.

Ao justificar o encontro, a secretária de Assistência Social, Marcia Nicola Franchini, explica que algumas situações que envolvem crianças e adolescentes exigem a atenção de vários setores da administração municipal. Por isso, conforme ela, a conversa buscou alinhar os trabalhos e discutir estratégias integradas para qualificar e proporcionar meios para a resolução dos problemas. “Essas reuniões são dispositivos para reorganização, estruturação e trocas de saberes”, disse emendando que em médio e longo prazo isso também vai permitir a qualificação dos profissionais.

Junto a isso, Marcia destaca que as reuniões são espaços importantes para construção e tomadas de decisões da equipe. “A gente percebe, muitas vezes, que situações são levantadas na escola, passam pela assistência social e, as vezes, acabam tendo encaminhamentos na Saúde. A ideia é ter esse alinhamento para que o atendimento seja efetivo”.

Na avaliação da secretária o encontro foi positivo. Tanto é que a intenção é fortalecer o grupo com a participação, inclusive, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). “A ideia é buscar uma solução para os problemas na origem ou, em situações favoráveis, auxiliar para que não se efetivem. O foco é sempre a prevenção”, pontua a secretária.

Em resumo, Marcia afirma que a aglutinação das Secretarias e entidades vem para somar e fortalecer o trabalho de prevenção e cuidado das crianças e dos adolescentes que são assistidos. “Esse era um desejo antigo. Acredito que alcançamos um dos primeiros objetivos que foi o engajamento, pois a participação foi efetiva e com os mesmos objetivos”, finaliza.