Novo Horizonte: Com foco na saúde, palestra trata sobre uso de chás, plantas e alimentos

Buscando conscientizar a população, a Secretaria de Saúde de Novo Horizonte realizou, nesta terça-feira (17), uma palestra com o terapeuta holístico, Reinaldo Pereira. O workshop, que teve como foco os chás, plantas e alimentos que contribuem para a saúde, envolveu prioritariamente o público participante dos grupos de saúde do município.

Rogerio Acacio Mascarello, secretário de Saúde do município, explica que a ideia é subsidiar a população com informação e orientações sobre os benefícios que o uso dessa terapia pode gerar em médio e longo prazo. “O intuito é reduzir a prescrição de medicamentos e a automedicação”, observa.

O secretário conta que, além da palestra, o município adquiriu sete livros, os quais devem ser utilizados pelos agentes de saúde nas visitas domiciliares, e quatro tipos de chás em saches que foram distribuídos gratuitamente ao público participante.

Mascarello lembra que o uso de chás, plantas e alimentos não substituem os atendimentos e os cuidados médicos. Ele reforça que é um cuidado a mais oferecido, que soma no dia a dia e visa garantir qualidade de vida aos munícipes. Para entender o processo e alinhar o atendimento, a unidade de saúde foi fechada e todos os profissionais da área da saúde, inclusive os médicos, participaram da palestra.

Questionado sobre a participação do público, Mascarello reconhece que a chuva atrapalhou um pouco, mas avalia a presença positiva.