Novo Horizonte atinge nota máxima no Previne Brasil e fica em 1° na regional de saúde

Instituído em 2019, o programa Previne Brasil ajuda medir a eficiência dos municípios na Atenção Primária à Saúde (APS), mas também norteia o repasse das transferências para os municípios. Para isso três critérios são tomados como base: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. Na avaliação do terceiro quadrimestre de 2023, o município de Novo Horizonte alcançou a nota máxima – dez. Na avalição do quadrimestre anterior a nota foi 9,71. A nota coloca o município em primeiro lugar dentro da Regional de Saúde – Xanxerê, em 10° lugar no Estado de Santa Catarina e 192° no país.

Segundo o secretário de Saúde, Rogério Acácio Mascarello, o trabalho já vinha sendo feito pelas equipes, mas a pasta passou a organizar a parte burocrática no sistema. “A nota é resultado de um trabalho em equipe”, resume o gestor adiantando que agora o desafio é se manter no topo e melhorar o desempenho, que é onde há margem para crescimento.

Além de comemorar a nota, Mascarello diz que o resultado mostra para a sociedade que o trabalho de prevenção é importante. “Isso demonstra que estamos no caminho correto”, defende citando como exemplo o atendimento aos grupos – hipertensos e diabéticos, saúde mental e gestantes. De acordo com o secretário, na prática, a escalada da nota reflete na qualidade de vida da população. Em resumo, ele conta que isso reduz os atendimentos, pois a população se mantém saudável e, consequentemente, diminui as despesas com procedimentos e encaminhamentos. “Estamos atendendo todos que precisam, mas nosso foco é a prevenção”, declara.

Para o prefeito, Vanderlei Sanagiotto, o município está cumprindo com o seu papel. “Ficamos felizes com a nota. Isso demonstra que o trabalho da Secretaria está sendo executado. Com isso quem ganha são os munícipes”, avalia ponderando que fica um desafio grande ao setor para manter o atendimento de qualidade.

Além do trabalho de toda a pasta e do entendimento da população, Sanagiotto credita o sucesso no índice ao trabalho político da administração. Segundo ele, fruto do trabalho conjunto entre os partidos que compõem o governo e as articulações, o município alcançou nos últimos anos o teto de gastos na saúde.

Índices

O desempenho, que é medido a cada quatro meses, leva em conta sete indicadores: consultas de pré-natal; exames em gestantes; atendimento odontológico em gestantes; mulheres que realizaram o exame citopatológico; crianças de 1 ano com vacinas atualizadas; monitoramento de hipertensos e acompanhamento de diabéticos.