Novo Horizonte traça estratégias de enfrentamento ao mosquito da dengue

O governo municipal de Novo Horizonte, através da Secretaria de Saúde, realizou, na manhã desta segunda-feira (4), uma reunião de alinhamento com demais secretarias e representantes de órgãos e entidades como Câmara Municipal de Vereadores e Polícia Militar (PM). O objetivo foi traçar estratégias de enfrentamento e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Umas das estratégias, que segue um alinhamento da regional de saúde de Xanxerê, é a realização do Dia D, no dia 13 de março. A ideia é mobilizar Secretarias, entidades e sociedade num mutirão de limpeza para eliminar os criadouros do mosquito – pontos que possam acumular água. Rogério Acácio Mascarello, secretário de Saúde, explica que a situação é séria, pois o mosquito transmissor está presente no município e está infectado.

Mascarello pede que a população leve a situação a sério e faça sua parte, fazendo o descarte adequado do lixo e eliminando possíveis pontos de acúmulo de água. “Neste momento nós precisamos estar juntos”, reforça lembrando que a agente de endemias está visitando as residências, repassando as informações e orientações com o intuito de mitigar os criadouros.

Como há locais de difícil acesso e que concentra materiais que foram descartados irregularmente, o secretário de Saúde adianta que será usado nos próximos dias um drone para uma precisa análise. “O mosquito da dengue está presente no munício e está infectado. A situação é séria e os cuidados são necessários”, alerta.

Situação

Embora o município seja considerado infestado pelo mosquito Aedes Aegypti desde 2015, ainda não havia sido registrado caso autóctone – quando a pessoa contrai a doença no próprio município e não em viagem. Hoje no município há quatro pessoas em tratamento por dengue. Uma delas é autóctone. Para monitorar a situação do mosquito, o setor endemias vigia sete armadilhas na área urbana.