Novo Horizonte declara situação de emergência

Com base nos dados e no monitoramento da Defesa Civil, Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) regional de Xanxerê, a administração de Novo Horizonte emitiu, nesta segunda-feira (17), decreto de situação de emergência. A decisão leva em conta o volume de chuva registrado nos dias 10 e 11 de outubro –, o qual ultrapassou a casa dos 190 milímetros –, e os estragos em estradas, lavouras, residências, bueiros e sete pontes.

O decreto, que já está em vigor e tem validade de 180 dias, permite, por exemplo, que o município mobilize todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas.

Segundo o prefeito, Vanderlei Sanagiotto, a medida é importante, pois dá condições legais para que o município reduza o tempo resposta. Citando que dez famílias ficaram ilhadas, sendo que uma delas por mais de 48 horas, ele conta que os primeiros dias foram de levantamento e ações básicas, que garantissem a segurança e a trafegabilidade das pessoas. Agora o foco é a viabilização de recursos para a reconstrução das estradas e das pontes.

Em relação as pontes, a situação mais crítica é a que fica na saída do município, sentido as comunidade de Linha Rio Bonito e Santo Agostinho. “A força da água mexeu ela [ponte] do lugar e a passarela foi arrancada. A Defesa Civil avaliou a situação e só passam veículos pequenos”, disse o prefeito adiantando que nos próximos dias vai tratar da situação com a coordenadoria da Defesa Civil. O objetivo é viabilizar um kit de transposição. “Foi muita chuva. Não tem nada que suporte”.

Como todas as equipes foram deslocadas, o Executivo pede a compreensão da sociedade, pois os demais serviços foram temporariamente paralisados. Conforme ele, na medida que as pontes, estradas e bueiros foram recuperados e não existir mais riscos para a população, o atendimento das demais demandas serão normalizadas.