Promoção Social abre programação do Outubro Rosa com palestra educativa

Com uma palestra educativa voltada as mulheres, o Departamento de Promoção Social de Novo Horizonte iniciou, na quarta-feira (6), a programação do Outubro Rosa. O evento, realizado no centro multiuso do município, foi conduzido pela psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Fernanda de Lima Velozo da Rosa, e a nutricionista da Unidade Básica de Saúde, Adrieli Daniel.

De acordo com a diretora do Departamento de Promoção Social, Marcia Nicola Franchini, a intenção foi conscientizar o público feminino em relação ao câncer de mama, a importância do autoexame e o diagnóstico precoce. Segundo ela, o bate papo oportunizou a abordagem sobre autoestima, ansiedade, estresse e alimentação saudável. “São fatores importantes que, se não levados a sério, podem influenciar na saúde e, em alguns casos, no desenvolvimento do câncer de mama”.  

Marcia explica que foi um momento de conscientização e mobilização. “Foi uma tarde divertida, mas de muito aprendizado. Recebemos elogios e pedidos para que esses encontros sejam reeditados”, disse confidenciando que, inclusive, algumas mulheres se emocionaram. Para a diretora, a receptividade, os elogios e o pedido de novos eventos demonstram que o Departamento de Promoção está no caminho certo e as ações estão atendendo as demandas da sociedade.

Encerramento

Para fechar a programação, o professor de dança, Diogo Ricardo Ribeiro, conduziu algumas atividades envolvendo exercícios físicos, alongamento e dança. Marcia defende que, além de ser uma questão de saúde, as atividades ajudam a descontrair e aliviar as tensões geradas pela discussão do tema câncer.