Educação de Novo Horizonte faz avaliação após primeiro mês do retorno das aulas presenciais

Após um ano trabalhando com os alunos de forma online, a Secretaria de Educação de Novo Horizonte, seguindo as diretrizes e orientações do Plano de Contingência Municipal de Educação (Plancon), retornou, no dia 08 de fevereiro, com as aulas presenciais. Passados os primeiros 30 dias, a diretora de Educação do município, Roseli Orlandi, faz uma avaliação das atividades.

Roseli conta que nos primeiros dias a nova rotina exigiu mais atenção e esforço, porém, garante que isso valeu a pena, pois todos já sabem o que é preciso fazer no ambiente escolar. “Nossos alunos estão dando exemplo. Eles sabem, por exemplo, que é preciso usar máscara, álcool em gel, trocar a máscara no intervalo e respeitar o distanciamento”, observou.

De acordo com a diretora de educação, o retorno das aulas presenciais está dando certo, pois todas as partes envolvidas – alunos, professores, direção e as famílias – estão contribuindo com isso. Roseli acredita que se o trabalho, o engajamento e, principalmente, os cuidados, forem mantidos, não haverá mais a necessidade de paralisar as aulas presenciais.

Como o Plancon foi desenvolvido em conjunto e com a participação de vários setores da administração pública, Roseli afirma que as ações atendem a realidade do município e contribuem para mitigar os efeitos da pandemia na educação. “Estamos no caminho certo, fazendo um trabalho em conjunto e priorizando as medidas de segurança”, disse frisando que o trabalho de conscientização feito na escola serve para preservar e resguardar a segurança no ambiente escolar, mas também para educar as famílias. “Elas [crianças] acabam levando esse aprendizado para casa”, comemora.

Protocolos

Roseli explica que o planejamento é para que não haja nenhuma contaminação entre alunos e professores. Porém, ela adianta que também há protocolos definidos em caso de isso acontecer. “Se algum aluno ou professor apresentar sintomas, a medida imediata é isolar a turma até o resultado do exame. Em caso de ser positivo, todos ficam afastados por um período de 14 dias. Sendo negativo, todos retornar para as atividades escolares”, relata.

Aulas

Apesar do retorno das aulas presenciais, o município mantém o ensino híbrido, com aulas online. O formato atende alunos que se encaixam nos grupos de risco ou que convivem com pessoas desses grupos.