Setor de tributos de Novo Horizonte inicia entrega dos carnês de IPTU

A administração municipal de Novo Horizonte, através do departamento de tributos, iniciou a entrega dos carnês de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) do ano 2022. Os contribuintes podem fazer a retirara no próprio departamento, junto a prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

De acordo com o assessor de planejamento responsável pelo setor de tributos, Ildo Adão da Rosa, há três formas de pagamento do imposto e o contribuinte é livre para escolher. Pagamento em conta única até o dia 10 de maio com 15% de desconto, pagamento em conta única até dia 10 de junho com 10% de descontou ou pagamento parcelado em 6 vezes com primeira parcela pra o dia 10 de junho – nesta última opção não há desconto.

Rosa sugere que o contribuinte fique atento aos prazos, pois o pagamento em dia garante a ele uma série de serviços prestados pelo poder público municipal. Fora isso, ele lembra que o não pagamento do imposto implica no bloqueio de certidões e negativas. “Desde a alteração da legislação que trata do imposto, feita em 2017, muitos investimentos estão sendo feitos na área urbana do município”, disse cintando, por exemplo, a questão da iluminação pública, pavimentação asfáltica e com pedras irregulares e a manutenção geral. “Parte desses investimentos são feitos com recursos arrecadados através de impostos”, justifica lembrando que, como o município integra o Programa Saúde Fiscal do Estado, a manutenção da arrecadação também é importante para um bom enquadramento.

Hoje, de acordo com Rosa, Novo Horizonte emite 620 carnês de IPTU. Destes, em torno de 71% são de imóveis com construção – residências ou pontos comerciais. Para esses há a inclusão da taxa de coleta de lixo– procedimento adotado desde 2019. Para facilitar, até a data do vencimento o contribuinte pode pagar o imposto e a taxa em qualquer instituição financeira – via agência física ou por aplicativos.