Governo de Novo Horizonte investe mais de R$ 190 mil na agricultura

O governo municipal de Novo Horizonte, através da Secretaria de Agricultura, recebeu, nos últimos dias, duas ensiladeiras novas – uma simples e uma área total – e um veículo para o departamento de inseminação artificial. O investimento gira em torno R$ 190 mil.

Segundo o secretário de Agricultura, Lucimar Viero, esse é um investimento estratégico e, no caso das ensiladeiras, chega para renovar o parque de máquinas. Com o novo investimento o município passa a trabalhar com seis conjuntos – trator, ensiladeira e carretão – na produção de silagem. “Nosso município é essencialmente agrícola e a produção de leite é uma das principais atividades. Em consequência, na safra, a demanda por produção de silagem é grande e o município precisa estar preparado”, disse lembrando que além das aquisições, a pasta trabalha na manutenção dos equipamentos usados. “Mesmo com todas essas máquinas a disposição, em alguns momentos o município precisa terceirizar. A janela de produção é muito pequena”, explica.

No caso do veículo, Viero conta que é uma renovação de frota. Segundo ele, o setor tem veículos à disposição, mas os mesmos já vinham apresentando problemas e gerando gastos pelo tempo de uso. Com recurso garantido, o prefeito, Vanderlei Sanagiotto, adianta que em breve a Agricultura terá mais um veículo a disposição. Segundo ele, é o tempo de o setor responsável vencer o tramite licitatório. “Tínhamos a disposição R$ 150 mil. Fizemos duas licitações, para dois veículos, mas uma deu deserta. Vamos fazer o processo novamente”, adianta.

Investimento

O investimento é resultado de emendas parlamentares – R$ 100 mil do deputado estadual Altair Silva (PP), que hoje é Secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, e R$ 150 mil do deputado estadual Volnei Weber (MDB) – e uma contrapartida do município na ordem de R$ 19 mil.

Sanagiotto credita o investimento ao trabalho de representatividade junto aos parlamentares. “Seguimos com foco no plano de governo”, afirma emendando que isso representa o atendimento das demandas, a perenidade da atividade agrícola e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. “Temos bons projetos e vamos continuar se utilizando da representatividade e do trânsito político na capital estadual e federal”, justifica.