Pensando no segundo semestre, educação de Novo Horizonte realiza semana pedagógica

Com o tema “desafios emocionais da educação na pandemia”, a Secretaria de Educação, Esportes e Cultura de Novo Horizonte realizou, de 19 a 22 de julho, a semana pedagógica com professores, direção e trabalhadores da educação. Segundo a secretária de Educação, Esportes e Cultura, Solange Franzosi, foi à oportunidade de parar e avaliar o trabalho feito, mas também de discutir e planejar os próximos passos e “recarregar” as energias.

Solange conta que, ao analisar o primeiro semestre, é consenso que o modelo de ensino imposto pela pandemia prejudica o aprendizado. “As crianças precisam da presença do professor para explicar, orientar, corrigir e conduzir o processo de aprendizagem”. Ela não hesita em afirmar que a educação está entre os setores mais afetados pela pandemia.

Por conta dessa avaliação, a secretária adianta que a decisão do grupo, em conjunto com a pasta, é retomar as aulas de apoio e o formato presencial em 100% das turmas de quinto ano. A partir de setembro a intenção é que as demais turmas voltem ao presencial de maneira gradativa.

Em relação ao Plano de Contingência Municipal de Educação (Plancon), a chefe da pasta afirma que também houve avaliação e ajustes. “Como foi uma situação nova, nós avaliamos de forma geral, observamos os acertos e corrigimos os erros. Tudo foi feito dentro das normas e da legislação”, observa.

Programação da semana pedagógica

Dividido em quatro dias de atividade, os trabalhos iniciaram na segunda-feira com uma palestra show conduzida pelo professor Rosilei Angst. Na terça-feira o grupo aproveitou para fazer a atualização do Plancon municipal e de cada escola. Na quarta-feira os trabalhos foram abertos pela doutoranda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Marlei Dambros com uma discussão sobre a civilização contemporânea e o contexto da pandemia: impactos na educação. A programação do dia foi fechada com a dinâmica das quatro estações, a qual foi conduzida pela psicóloga Fabiane Cuchi. No encerramento, na quinta-feira, os professores realizaram o tradicional conselho de classe.