Alunos do Cenho participam de pedágio de conscientização junto a PMRv

Alunos do Centro Educacional Municipal Novo Horizonte (Cenho) participaram, na quarta-feira (22), de um pedágio de conscientização. A atividade, realizada no posto do 17º Grupo de Polícia Militar Rodoviária (PMRv), integra a programação da Semana Nacional de Trânsito, a qual é celebrada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro e busca incentivar um trânsito mais seguro.

Além de entregar uma mensagem aos motoristas, as crianças puderam conhecer toda a estrutura física, os equipamentos da PMRv e como se dá o trabalho das equipes no dia a dia. Segundo a diretora de Educação, Roseli Orlandi, o objetivo é contribuir para que as crianças cresçam sabendo respeitar os limites e valorizando a vida. Por questões de organização, apenas quatro turmas participaram do pedágio, porém todos os alunos participaram de atividades de conscientização no ambiente escolar. Para isso foram simulados ambientes com pista e sinalização.  

Frisando que as crianças de hoje serão os motoristas do futuro, o terceiro sargento e comandante de guarnição do 17º Grupo da PMRv, Gerson Frare, defende a aproximação entre crianças e Polícia. “O trânsito, infelizmente, ceifa muitas vidas e essa aproximação permite o repasse de orientações e a conscientização”. Ele acredita que isso vai resultar na formação de condutores mais conscientes.

Para o terceiro sargento a interação vai gerar resultados imediatos. “Elas [crianças] se tornam os fiscais da Polícia Rodoviária em casa e nos veículos. Com certeza vão cobrar dos pais algumas situações”, disse adiantando que a guarnição sempre está a disposição da sociedade para prestar orientações.