Em Novo Horizonte, Cresol inicia formação de nova turma no programa “Um Olhar Para o Futuro”

Resultado de uma parceria entre Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária – Cresol Oeste Catarinense e o município de Novo Horizonte, alunos da rede municipal de ensino irão participar do programa “Um Olhar Para o Futuro”, o qual busca impulsionar o conhecimento sobre o cooperativismo, cidadania, educação financeira além de ajudar na formação das crianças, promovendo a sucessão familiar. O lançamento foi feito na última semana, com o primeiro encontro em sala de aula. Neste ano participam alunos dos 5° anos do Centro Educacional Municipal Novo Horizonte (Cenho) e Escola Aide Terezinha Gharguetti Malagutti.

No lançamento, feito no dia 7 de junho, os 33 alunos receberam o material didático que será usado nos encontros, máscaras personalizadas e álcool gel 70%. Conforme o cronograma são cinco encontros, um por semana. No final haverá a formatura com a diplomação de todos os participantes. Em 2019 o programa formou a primeira turma, com 28 alunos dos 4° anos. Em 2020, devido à pandemia, a qual obrigou a suspensão das aulas, o programa não foi realizado.

De acordo com a secretária de Educação, Esportes e Cultura de Novo Horizonte, Solange Franzosi, o projeto se soma as ações já realizadas pela pasta e busca, na prática, desenvolver o aprendizado dos alunos. “Nós precisamos desenvolver o espírito cooperativista e a educação financeira”. Segundo ela, são questões que se aplicam no dia a dia de todas as pessoas. Solange acredita que com o envolvimento da cooperativa, dos professores e comprometimento dos alunos, novamente o projeto será um sucesso. “A Secretaria está aberta para toda e qualquer parceria que some no aprendizado das crianças”.

Programa

O Programa “Um Olhar para o Futuro” proporciona conhecimento para as crianças sobre o cooperativismo solidário, a agricultura familiar e a educação financeira, além de incentivá-las à cooperação, ressaltando a importância dos valores humanos nas ações do dia a dia, além de oportunizar aos alunos um conhecimento dinâmico e prazeroso, respeitando as diferenças e aprendendo a fazer juntos, um mundo cada vez melhor.