Novo Horizonte também faz ato em solidariedade às vítimas da Covid-19

Nesta sexta-feira (19), das 11h às 12h, profissionais e trabalhadores da área da saúde em todo o Estado fizeram um minuto de silêncio em apoio aos profissionais e trabalhadores de saúde e em solidariedade aos familiares das vítimas da Covid-19. A campanha foi encabeçada pelo Consórcio de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems-SC). Em Novo Horizonte o ato, que teve minuto de silêncio e oração, foi realizado em frente à unidade de saúde.

Segundo o secretário de Saúde de Novo Horizonte, Rogério Acacio Mascarello, o objetivo do ato é chamar atenção das lideranças políticas, mídia e, especialmente a população para o momento delicado que a saúde atravessa. Além disso, ele justifica que é uma forma de mostrar o trabalho que está sendo feito pelos profissionais. “Muitas pessoas ainda acham que o vírus é brincadeira, mas não é”, disse alertando que, mesmo sem hospital ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, o município está atuando para garantir saúde à população.

Mascarello aproveitou o ato para destacar que hoje, no Estado e no país, há falta de profissionais e as equipes já estão exaustas. “Foi feito isso [ato] para que todo mundo veja a dificuldade que está sendo. O trabalho está sendo feito, mas mesmo assim são em torno de 290 mil vidas ceifadas pelo vírus”.

Mesmo o município não tendo registrado óbitos pela Covid-19, o secretário de Saúde enfatiza que a população precisa manter os cuidados e ajudar nesse momento. “A vacina está chegando, mas ainda é preciso manter os cuidados”, orienta.

Presente no ato, o prefeito, Vanderlei Sanagiotto, destacou e parabenizou o trabalho realizado pelos profissionais e trabalhadores da saúde. Lembrando que o município é um dos oito no Estado que não registrou óbito por Coronavírus, o Executivo afirmou que isso não é uma questão de sorte, mas resultado de trabalho sério e competência de todos os envolvidos. “Todos estão exaustos, mas precisamos continuar”, motiva.