Novo Horizonte inicia vacinação contra o novo coronavírus

A administração municipal de Novo Horizonte, através da Secretaria de Saúde, iniciou, nesta quinta-feira (21), a vacinação contra o Novo Coronavírus (Covid-19). Por intermédio da Secretaria do Estado da Saúde, o município recebeu, neste primeiro momento, 13 doses, as quais foram dedicadas aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate a Covid-19.

Apesar de o volume recebido ser abaixo da expectativa, o prefeito, Vanderlei Sanagiotto, afirma que o dia 21 de janeiro de 2021 ficará registrado na história, pois marca o início da imunização no município. “Como a demanda é mundial, a gente precisa entender que o processo é gradativo e deve seguir as etapas. Começamos por aqueles que cuidam da saúde, mas vai chegar à vez de todos”, tranquiliza o Executivo.

Sanagiotto explica que o município se soma a outros da região para, em conjunto com entidades representativas como a Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNoroeste), dialogar e construir estratégias que garantam um eficiente cronograma de imunização. “Os protocolos e as decisões são do Estado, mas a união de esforços colabora”. O prefeito projeta que até o final do ano em torno de 60% da população estará vacinada.

Mesmo que a vacinação tenha iniciada, Sanagiotto pede para que a população mantenha os cuidados, como uso de máscara, álcool 70% e o distanciamento. “O vírus ainda está presente no município e a vacina, além serem poucas doses nesse momento, demora certo tempo para garantir a proteção”, resume.

Rogério Acacio Mascarello, secretário de Saúde, concorda que a data ficará na história. “Havia uma expectativa grande em relação ao volume de doses, mas é preciso entender que o Estado recebeu em torno de 140 mil doses para todos os municípios. É um volume pequeno, é verdades, mas o mais importante disso tudo é que a imunização foi iniciada”. Segundo ele, com a vacinação dos profissionais da saúde, os atendimentos vão se reestabelecendo e se cria um clima de segurança nas unidades de atendimento.

Etapas

Conforme o plano nacional de imunização do Ministério da Saúde, a vacinação seguirá quatro fases – primeira fase para profissionais e trabalhadores da saúde e idosos acima de 75 anos; segunda fase para idosos de 60 a 74 anos; terceira fase para pessoas com comorbidades; e quarta fase para os professores. “A nossa sala de vacinação vai seguir esse cronograma até atingir toda a população apta a tomar o imunizante. Todos os lotes de vacinas serão aplicados de acordo com o plano nacional de imunização do Ministério da Saúde”, justifica.

Segundo o secretário, a população não deve procurar a unidade de saúde neste momento, pois na medida em que houver vacina a disposição a Secretaria vai informar as datas e horários para cada grupo. “Hoje, através da Vigilância Epidemiológica do Estado, a gente já sabe a quantidade de pessoas que deve ser imunizada em cada grupo, mas, infelizmente, não sabemos quando cada um será vacinado”. Conforme o relatório da Vigilância Epidemiológica do Estado, o município de Novo Horizonte tem 2671 pessoas que se encaixam dentro das quatro fases de imunização.