Conselho Tutelar faz ação lúdica visando a sensibilização da população em relação ao trabalho infantil
A Secretaria de Assistência Social de Novo Horizonte, através do Conselho Tutelar, realizou, no sábado (1°) uma mobilização para mostrar e sensibilizar a população em relação ao trabalho infantil. A ideia é alertar a sociedade sobre a existência do trabalho infantil, permitindo a diferenciação do que é trabalho e o que é ajuda. De forma lúdica e para poder transmitir a mensagem, os membros do conselho tutelar interpretaram os personagens do Chaves.
Marcia Nicola Franchini, secretária da pasta, conta que a ação foi um sucesso, pois chamou a atenção da sociedade. Segundo ela, apesar de ter caráter lúdico, a iniciativa integra o plano de ação e de trabalho do conselho. Ela conta que, embora exista o trabalho da equipe em casos em que o trabalho infantil é identificado, o grande objetivo é a prevenção.
Esforço para o combate
o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é celebrado no dia 12 de junho. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002, ano da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho. Desde então, a OIT convida a sociedade, trabalhadores, empregadores e governos do mundo todo a refletirem, se conscientizarem e, principalmente, se mobilizarem contra o trabalho infantil.
Embora exista uma data símbolo para tratar e discutir o assunto, Marcia conta que Secretaria, através da equipe profissional e dos membros do Conselho Tutelar, atuam durante o ano todo em ações que visam o combate ao trabalho infantil. Segundo ela, é um esforço que precisa ser mantido. “Esse é um compromisso que todos precisam assumir. Se todos unirem esforços, vamos ter um município livre disso”, sugere.