Mutirão oftalmológico: Saúde de Novo Horizonte zera fila de espera por procedimentos

Na última semana, por meio do mutirão de cirurgias eletivas oftalmológicas que é custeado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, o município de Novo Horizonte, através da Secretaria de Saúde, zerou a fila de espera por procedimentos do segmento. Na oportunidade foram atendidos 14 pacientes e realizados 16 procedimentos – catarata, pterígio e yag laser.

Rogério Acácio Mascarello, secretário de Saúde do município, explica que desde 2021 o município participa dos mutirões em São Lourenço do Oeste. Segundo ele, a ideia é permitir que os munícipes sejam atendidos de forma ágil, podendo restabelecer a condição visual.

Lembrando que todos os procedimentos foram realizados na Fundação Hospitalar São Lourenço, Mascarello conta que no passado a referência era Florianópolis. “Além dos pacientes aguardarem mais na fila, existia todo o desgaste no deslocamento”. Segundo ele, hoje a referência é São Lourenço do Oeste e São Carlos. “É praticamente em casa e, com isso, conseguimos diminuir a ´ambulância terapia´”.

Atendimento

Questionado sobre o atendimento, o secretário conta que primeiro os pacientes são atendidos na Unidade Básica de Saúde (UBS). Em havendo necessidade, o mesmo é encaminhado para um especialista, o qual determina qual procedimento é necessário. Depois disso o paciente vai para o sistema de regulação. “Tudo é via Sistema Único de Saúde (SUS). O paciente não tem custo algum”.

De acordo com Mascarello, com os procedimentos realizados nos últimos dias o município zera a fila de espera. Entretanto, ele adianta que mensamente surgem demandas oftalmológica. “Vamos organizar esses novos pacientes, pois a cada três meses a Secretaria de Estado da Saúde realiza um mutirão”, tranquiliza o secretário.