Novo Horizonte implementa serviço de vigilância no ambiente escolar

Em atenção ao atentado registrado em Blumenau no dia 05 de abril, o governo municipal de Novo Horizonte, através da Secretaria de Educação, Esportes e Cultura, adotou medidas de segurança com o intuito de zelar e proteger alunos e profissionais da rede municipal de educação. Uma das medidas foi a contratação de vigilância para Centro Educacional Municipal Novo Horizonte (Cenho), onde em torno de 240 alunos são atendidos diariamente – todos os alunos da rede municipal são atendidos na mesma escola, no centro do município. O profissional iniciou o trabalho nesta quinta-feira (13).

Outra medida que está em curso é a ampliação do sistema de videomonitoramento. O sistema, já em uso, receberá reforço com a instalação de novos equipamentos na quadra coberta e no parquinho. Paralelo a isso também serão instaladas grades de proteção nas janelas da escola. O acesso ao prédio do Cenho se dará exclusivamente pela porta central, a qual passa a ser monitorada por vigilante.

Agradecendo a sensibilidade do Executivo, Solange Franzosi, secretária da pasta, conta que desde o atentado de 4 de maio de 2021, em Saudades, a Secretaria trabalha em ações que visam mitigar os riscos aos alunos. “Todos estão em sinal de alerta”, confessa frisando que, através Associação de Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNoroeste), há uma tratativa para que os profissionais também passem por um treinamento. A ideia é que, a exemplo do período de pandemia, o colegiado desenvolva um plano de ação com orientações e protocolos padrões. Junto a isso a secretária também relata o diálogo com Polícia Militar, a qual tem feito rotineiramente rondas nas proximidades do Cenho e da escola estadual.

Vanderlei Sanagiotto, prefeito de Novo Horizonte, explica que a implementação do serviço de vigilância no Cenho seguiu todos os trâmites legais previsto em lei, mas foi tratada com rigor e celeridade, pois a administração entende e reconhece a preocupação dos pais. “Eu tenho uma filha de 1,9 ano que usa a creche. Eu me coloco no lugar de cada um dos pais. A cobrança é legítima”, observa.

De acordo com o prefeito, a presença do vigilante no ambiente escolar é importante e inibe pessoas mal-intencionadas, mas adianta que o trabalho não para. Conforme ele, outras medidas estão sendo trabalhadas em paralelo e vão ajudar a construir um ambiente harmonioso e seguro para as crianças e profissionais. Para que os pais fiquem mais seguros, Sanagiotto sugere que os mesmos venham até o Cenho, conversem com a direção ou com a equipe da Secretaria e conheçam as medidas e ações que estão sendo implementadas.

Vigilância

Com o objetivo de garantir a integridade e a segurança de todos os alunos que estejam no ambiente escolar do município, a vigilância atuará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O objetivo é que o profissional chegue antes das crianças e permaneça no ambiente até que todos retornem para suas casas. O monitoramento também será feito no período do almoço, quando alunos da educação integral estão no Cenho.