Parceria e investimento em tecnologia marcam início do ano letivo na educação de Novo Horizonte

O governo municipal de Novo Horizonte, através da Secretaria de Educação, Esportes e Cultura, fechou, para os próximos dois ano, uma parceria com o Centro Universitário Internacional (Uninter), polo de São Lourenço do Oeste.

De acordo com a secretária da pasta, Solange Franzosi, trata-se de cursos profissionalizantes, onde os alunos da rede municipal terão a oportunidade de, paralelo as atividades letivas, se capacitar para o mercado de trabalho. “Com a parceria, a Uninter passa a disponibilizar instrutores para atuarem com os nossos alunos”, adianta a secretária lembrando que o primeiro curso a ser oferecido é de informática avançada. Segundo ela, são dois anos de curso e o objetivo é preparar os alunos para o mercado de trabalho. A ideia é que aos poucos outros cursos sejam ofertados.

Paralelo a isso e com foco na melhoria dos processos de ensino aprendizado, a Secretaria de Educação investiu, com recursos próprios, mais de R$ 21 mil na renovação de computadores para a sala de informática e na instalação de projetores multimídia para salas de aula. Foram seis CPUs e seis projetores. “Agora todas as salas estão equipadas. São ferramentas importantes, as quais garante dinamicidade as aulas”, observa.

Solange entende que a parceria e o investimento garantem o cumprimento do plano pedagógico e a melhoria do processo educacional. Ela lembra que a educação, assim como outros setores, precisa acompanhar a evolução e os processos tecnológicos para cumprir com o seu papel. “São ferramentas e iniciativas que chegam para somar. Oferecer educação de qualidade é uma das prioridades da gestão”, afirma.

A secretária deixa claro que o processo de educação, onde o professor é o protagonista, se mantém. Ela explica que a ideia de inserir tecnologia é apenas para facilitar o aprendizado e permitir dinâmicas com os alunos. “A nossa educação está sustentada em três pilares – professores, instituição/escola e família. O restante são ferramentas acessórias que visa a melhoria do aprendizado”, resume.