Com foco na melhoria da Saúde Mental, Promoção Social promove palestra com especialista

Ciente que os problemas de saúde mental aumentaram ao longo dos dois últimos anos e que o foco do trabalho é a prevenção, o Departamento de Promoção Social de Novo Horizonte tem dedicado atenção a sociedade e proporcionado a discussão do tema, com a oferta de dicas e orientações. A última ação nesse sentido foi uma palestra realizada para o público geral e alunos da Escola de Educação Básica Santa Lúcia.

O evento, em forma de palestra, teve como tema “Saúde Mental” e foi conduzido pelo psicólogo, membro da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Suicídio (ABEPS) e técnico pericial, Abel Petter. Entre outros assuntos, a conversa focou em temas como: quanto vale seu tempo?, tecnologias e o adoecimento mental, relações de afeto, ansiedade, depressão, a importância do pertencimento e diga como dormes que te direi quem és: importância da qualidade do sono.

Marcia Nicola Franchini, diretoria do Departamento de Promoção Social, explica que o grande objetivo é a prevenção. “A palestra é uma maneira de mostrar alguns caminhos para que as pessoas estejam bem com elas mesmas”, disse observando que hoje, um dos desafios é saber lidar com as emoções – boas e ruins.

A diretora justifica a iniciativa lembrando que, em grande parte impulsionados pela pandemia, os casos de ansiedade e depressão estão aumentado diariamente. Segundo ela, alguns grupos sofreram e sofrem mais com o isolamento social e a própria pressão causada pela pandemia.   

Marcia afirma que a equipe profissional do Cras está à disposição para fazer atendimentos, mas adianta que o grande objetivo é trabalhar na prevenção e, por isso, outros eventos nesse formato devem acontecer ao longo do ano. “Precisamos dar condições para que as pessoas entendam e identifiquem os seus limites e, quando necessário, procurem auxílio”, detalha.

Segundo o palestrante, é conhecendo sobre o assunto que a comunidade pode ajudar. “Nós somos vulneráveis e podemos passar por isso algum dia. Acho que todos gostariam de ser ajudados”, adianta frisando que muitas pessoas, buscando ajuda, recuperam os processos e a vida volta ao normal.