Em comemoração a semana da pátria, alunos fazem hasteamento e arreamento da bandeira

Por conta da pandemia da Covid-19, neste ano novamente o governo municipal de Novo Horizonte decidiu por não realizar o tradicional ato cívico de 7 de setembro, com desfile. Porém, em respeito à data e com objetivo de fomentar o patriotismo, alunos da rede municipal e estadual de ensino participam, todos os dias, do hasteamento – às 8h – e do arreamento da bandeira – às 16h15. As atividades foram iniciadas nesta quarta-feira (1˚) e seguem até o dia 7 de setembro, sempre em frente a prefeitura. Para evitar aglomeração, os alunos foram divididos em pequenos grupos.  

Vanderlei Sanagiotto, prefeito municipal, explica que o formato foi decidido em conjunto, com os secretários e diretores de departamentos da administração. Ele concorda que a semana da pátria não pode passar em branco, mas demonstra preocupação em relação a uma programação que possa aglomerar pessoas. “A vacinação está avançando e a administração, junto com a população, tem feito o dever de casa, mas não podemos facilitar”, disse comemorando o fato de o município ser um dos poucos no Estado que não registrou óbitos devido à doença.

Segundo a secretária de Educação, Esportes e Cultura, Solange Franzosi, o hasteamento e o arreamento da bandeira, com o hino nacional e do município, é uma forma de expressar respeito e manter vivo o simbolismo da semana da pátria. “A gente acredita que esse cenário de pandemia vai passar e em 2022 vamos retomar as programações tradicionais da semana da pátria e realizar o desfile”, projeta.