Secretário de Estado da Agricultura apresenta programas para o campo

Em agenda pelo Oeste, o Secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Altair Silva, visitou, na sexta-feira (2), o município de Novo Horizonte. Na oportunidade o chefe da pasta detalhou dois programas voltados ao campo. O encontro foi realizado no auditório da prefeitura e seguiu todos os protocolos dos órgãos de saúde em relação a pandemia. A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Companhia Integrada Desenvolvimento Agrícola (Cidasc) também estiveram representadas.

Num dos programas, que busca mitigar os impactos da estiagem através da conservação de fontes, construção de cisternas e perfuração de poços artesianos, o governo do Estado prevê um investimento de R$ 100 milhões em 2021. Os recursos serão disponibilizados através de projetos elaborados pela Epagri. Com um prazo de cinco anos para pagar, o produtor pode financiar até R$ 100 mil. No caso do outro programa anunciado, o Estado isenta os provedores de internet de pagar o aluguel dos postes na área rural e incentiva a oferta de internet de qualidade via fibra óptica no campo.

Oportunamente, Silva aproveitou para fazer uma espécie de prestação de contas em relação aos investimentos feitos no município – via Secretaria e também como deputado, já que antes de assumir a pasta ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa. Também adiantou que o município será contemplado com o repasse de uma nova retroescavadeira, a qual deverá ser utilizada exclusivamente nas ações de enfrentamento da estiagem.

Para o prefeito, Vanderli Sanagiotto, a presença do secretário é importante, pois aproxima o município do governo e permite que a administração apresente algumas demandas específicas. “Já falei em outras oportunidades e volto a frisar. O município sozinho não consegue fazer muita coisa. Nós precisamos dessa atenção e desse amparo”, disse reconhecendo que, por ser da região, o secretário é sensível e entende quais são as demandas do Oeste.

Sobre os programas apresentados, Sanagiotto sugere que os produtores interessados procurem a Secretaria de Agricultura do município e a Epagri. “Vamos trabalhar em conjunto para auxiliar da melhor forma os agricultores do município”, disse lembrando que Novo Horizonte é essencialmente agrícola.