Com ludicidade, setor odontológico de Novo Horizonte atua na prevenção da saúde bucal das crianças

Numa parceria com a Secretaria de Educação, Esportes e Cultural, a Secretária de Saúde de Novo Horizonte, através do setor odontológico, realiza, todos os meses, o atendimento de alunos da rede municipal de ensino. O trabalho tem caráter preventivo e busca, em médio e longo prazo, garantir bem-estar e qualidade em saúde bucal.

A cirurgiã-dentista do posto de saúde, Patrícia Pasqualotto, explica que o trabalho é resultado de um programa permanente, o qual envolve os alunos, a Educação e a Saúde. A educação, por exemplo, organiza os grupos de alunos e faz o transporte da escola até o posto de saúde. A saúde fica responsável pela recepção e o conjunto de ações no ambiente da unidade de saúde e, em paralelo, realiza um trabalho de instrução e apresentação sobre higiene bucal no ambiente escolar.

Todos os alunos, ao chegarem na unidade de saúde, passam por um protocolo de higienização bucal, com escovação e uso de fio dental. Nesse processo eles aprender a maneira correta de fazer a higiene bucal. Na sequência, passam por uma avaliação individual onde questões técnicas são observadas. “Atuamos de forma preventiva”, informa a cirurgiã-dentista.

Patrícia adianta que esse trabalho, em médio e longo prazo, vai preservar a saúde bucal e evitar, por exemplo, o surgimento de cáries, dores e tratamentos mais invasivos. “Como é um trabalho que é feito há vários anos, hoje a gente vê crianças de dez a 12 anos que estão com todos os dentes tratados e sadios”, comemora.

Orientação

Conduzido pela técnica de Saúde Bucal do posto de saúde, Ivete Sanagiotto, o trabalho de orientação em sala de aula busca mostrar a importância dos cuidados e da higiene bucal. A intenção é que, desde cedo, as crianças entendam a importância e os benefícios que isso pode gerar. Neste ano, em parceria com a Escola Santa Lúcia, o trabalho também está sendo realizado junto aos alunos do Estado. Ivete explica que a intenção é dar continuidade aos protocolos. “A gente está buscando esses adolescentes para manter esse cuidado”, observa.

Ludicidade

Ciente que muitas crianças têm medo de ir ao consultório odontológico, a cirurgiã-dentista lembra que a recepção e o trabalho, principalmente no ambiente escolar, envolvem atividades lúdicas. No consultório, os corajosos, que deixam a profissional fazer a avaliação e o trabalho, ganham uma tatuagem temática de dentista – dentinho, fada do dente, etc. “O primeiro passo é fazer o trabalho educacional, levando a informação”.

Nessa linha, os alunos da rede municipal de ensino recebem, todo mês, por meio de aplicativos de celulares, dicas e orientações de saúde bucal. O material é produzido pela cirurgiã-dentista e disponibilizado por meio dos grupos de pais. “A gente faz isso todos os meses. O último assunto abordado foi o selante”, compartilha.