Parceria forma nova turma no programa “Um Olhar Para o Futuro”

Com o objetivo de impulsionar o conhecimento sobre o cooperativismo, cidadania, educação financeira e ajudar na formação das crianças, promovendo a sucessão familiar, Secretaria de Educação, Esportes e Cultura de Novo Horizonte e Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária – Cresol Oeste Catarinense reeditaram a parceria. Com isso uma nova turma de alunos da rede municipal de ensino participa do programa “Um Olhar Para o Futuro”. São 30 alunos do 4° ano da Centro Educacional Municipal Novo Horizonte (Cenho).

No lançamento, feito no dia 11 de agosto, os alunos receberam o material didático que será usado nos encontros. Conforme o cronograma são cinco encontros, um por mês. Ao longo da formação os alunos terão a oportunidade de visitar a agência da cooperativa e vivenciar, na prática, a rotina de uma instituição financeira. O fechamento do programa será com formatura e diplomação de todos os participantes.

De acordo com a secretária de Educação, Esportes e Cultura de Novo Horizonte, Solange Franzosi, a parceria soma forças ao projeto pedagógico da educação. Ela justifica observando que, infelizmente, o tema educação financeira ainda não foi integrado como disciplina na grade curricular. Por outro lado, comemora que o assunto já faz parte das oficinas da educação em tempo integral do município.

Solange acredita que essa seja uma das formas de construir um modelo de sociedade no qual as pessoas compreendam o papel da cooperação, o uso adequado do dinheiro, o consumo consciente, a importância de poupar e a relevância do planejamento financeiro. “São questões que se aplicam no dia a dia de todas as pessoas”. Lembrando que a primeira turma foi formada em 2018, a secretária acredita que com o envolvimento da cooperativa, dos professores e comprometimento dos alunos, novamente o projeto será um sucesso. De acordo com ela a secretaria está aberta para toda e qualquer parceria que some no aprendizado das crianças.

Programa

O Programa “Um Olhar para o Futuro” proporciona conhecimento para as crianças sobre o cooperativismo solidário, a agricultura familiar e a educação financeira, além de incentivá-las à cooperação, ressaltando a importância dos valores humanos nas ações do dia a dia, além de oportunizar aos alunos um conhecimento dinâmico e prazeroso, respeitando as diferenças e aprendendo a fazer juntos, um mundo cada vez melhor.