Novo Horizonte participa do 13° Seminário Estadual da Política de Assistência em Lages

O município de Novo Horizonte, através da Secretaria de Assistência Social, participa, de 8 a 10 de maio, em Lages, do 13° Seminário Estadual da Política de Assistência Social. O evento é promovido pela Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e conta com a participação de cerca de 700 pessoas de todo o Estado. O objetivo, durante os três dias, é discutir avanços e desafios da área social.

O seminário conta com palestras temáticas relacionadas à Política Pública de Assistência Social com a presença de palestrantes renomados no país, a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e entidades parceiras da Fecam.

Marcia Nicola Franchini, secretária de Assistência Social de Novo Horizonte, explica que a participação é importante, pois é um ambiente de discussão, onde as políticas de assistência social são pautadas. Citando o momento em que o Estado do Rio Grande do Sul passa, Marcia lembra que o seminário também permite a construção de políticas sobre situações de calamidade pública. “Precisamos ter amparo para ter direcionamento e proceder as orientações corretas em situações como essa”, disse fazendo referência aos modelos de desastres naturais e reforçando que nessa linha os municípios trabalham na elaboração do Plano de Contingência (Plancon) da Assistência Social.

Outro ponto observado pela secretária é a discussão em relação ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Nessa linha, o grupo aborda, por exemplo, quais os instrumentos de planejamento e a importância dos benefícios eventuais que são executados no município. O objetivo é melhorar o SUAS para que possa fazer a diferença na vida das pessoas. “A presença no seminário permite uma análise ampla do trabalho, a verificação do que está certo e o que precisa melhorar. Com a equipe capacitada e orientada, vamos atender melhor a população”, avalia Marcia.