Rede municipal de educação de Novo Horizonte organiza festival da canção escolar

A Secretaria de Educação, Esportes e Cultura de Novo horizonte, através do Centro Educacional Municipal Novo Horizonte (Cenho), realiza, no dia 31 de agosto, no período matutino e vespertino, o 1° Festival Canta Cenho. Dividido em três categorias – infantil (entre 4 e 7 anos), infantojuvenil (entre 8 e 12 anos) e adulto (acima de 18 anos) –, o festival escolar busca promover e desenvolver a cultura, incentivar a prática musical entre os alunos, desenvolver o potencial artístico dos candidatos e oferecer oportunidades de apresentação.

De acordo com a secretária de Educação, Esportes e Cultural, Solange Franzosi, as inscrições poderão ser feitas de 8 a 18 de agosto, na secretaria do Cenho ou com a retirada da ficha de inscrição. Ela explica que o festival não contará com eliminatórias anteriores, sendo que o método de avaliação é classificatório e eliminatório, ou seja, haverá uma única nota para cada apresentação. Cada jurado avaliará afinação, interpretação, ritmo e animação. A premiação, do 1º ao 5º lugar, será medalha e prêmio.

Solange explica que a ideia surgiu, após algumas edições do festival municipal, onde crianças em idade escolar se apresentaram. Ela entende que, através da etapa escolar, os alunos terão a oportunidade de se testarem e, quem sabe, se inscreverem para o festival municipal. “A gente sabe que há muitos talentos na rede municipal de ensino. Precisamos incentivar eles”, justifica. Além disso, ela vê o festival escolar com uma forma de incentivar e valorizar a cultura.

Como é uma novidade, a secretária pede que os familiares incentivem as crianças. A ideia é que o formato se torne tradicional e seja esperado pelos alunos todos os anos. Nesta edição serão aceitas interpretações de músicas de gênero e estilo livre. “Toda a equipe da educação está empenhada e a disposição para orientar e esclarecer eventuais dúvidas”, observa.