Alunos de Novo Horizonte realizam blitz educativa junto ao posto da PMRVe

Em comemoração a semana nacional do trânsito, celebrada de 18 a 25 de setembro, alunos da rede municipal de ensino de Novo Horizonte participaram, na manhã desta quarta-feira (21), de uma atividade junto ao 17° posto da Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRVe), em São Lourenço do Oeste. Além de conhecer em detalhes o trabalho policial, os equipamentos de serviço e receber orientações sobre segurança no trânsito, os alunos realizaram uma blitz educativa, onde entregaram cartões aos motoristas fazendo uma referência ao Setembro Amarelo – mês de conscientização sobre o suicídio.

A vista faz parte de um projeto da Secretaria na semana do trânsito, o qual é realizado desde 2017. A ideia é desenvolver a cultura da prevenção e da conscientização. De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Esportes e Cultura, Janete Raquel de Oliveira Cristani, a escola está localizada nas margens da rodovia e, por isso, orientações em relação ao uso e o respeito ao trânsito é fundamental. “O objetivo é conscientizar e tornar as crianças multiplicadoras desse conhecimento junto as suas famílias”, disse explicando que o tema é tratado em todas as modalidades de ensino – creche, educação infantil, ensino fundamental regular e o ensino integral.

Frisando que é o segundo ano que os alunos visitam o posto da Polícia Militar Rodoviária Estadual, Solange Franzosi, secretária de Educação, Esportes e Cultura, alega que a dinâmica potencializa o processo de ensino aprendizado. Segundo ela, é a forma de validar o conteúdo teórico. “Essa vivência acaba validando o trabalho teórico feito em sala de aula, através da interdisciplinaridade”, observa.

Além de ser um trabalho de conscientização, Solange afirma que o projeto e as ações contribuem para a formação de cidadãos educados, que seguem as regras e as leis de trânsito.

Com exceção do pré-escolar I, todos os alunos da rede municipal de ensino participaram ou vão participar da atividade junto ao posto da Polícia Militar Rodoviária Estadual. Devido as condições climáticas, as turmas que fariam a visita no período da tarde foram transferidas para outra oportunidade.

Acesse a galeria de fotos AQUI