Novo Horizonte inicia curso para jovens na área da bovinocultura de Leite

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Secretaria Municipal de Agricultura de Novo Horizonte, com o apoio das cooperativas Alfa, Caslo, Sicoob Original e Cresol, iniciaram o curso na área da bovinocultura de leite. A formação é oferecida a um grupo de 20 jovens, ambos indicados pelas entidades parceiras.

A formação segue uma dinâmica de encontro mensais, com alguns em período integral e outros em meio período. Serão nove, no total – de março a novembro. O conteúdo da formação é baseado em experiências de trabalho já desenvolvidas com famílias do município. As aulas serão ministradas por profissionais da Epagri de diversos municípios e o acompanhamento nas propriedades dos cursistas será realizado pela equipe municipal da Epagri.

A formação tratará de questões como pastagens perenes de verão – espécies recomendadas, melhoramento, sobressemadura –, planejamento da propriedade – sistema de piquetes, água e sombra –, manejo, conservação e fertilidade do solo, nutrição animal, criação de bezerras e novilhas, gestão da atividade – acompanhamento técnico e econômico –, sanidade e reprodução animal, políticas públicas e sucessão familiar. Toda os temas trabalhados na grade de formação serão conciliados com teoria e prática em propriedades locais.

O primeiro encontro, em forma de sensibilização, foi realizado no dia 02 de fevereiro. Na oportunidade inscritos e familiares participaram da palestra “Cenários e tendências para a agricultura familiar – o leite como atividade rentável e sustentável”. A palestra foi conduzida pelo extensionista rural e coordenador estadual do Programa Pecuária da Epagri, Carlos Otávio Mader Fernandes.

Importância

Frisando que o curso é direcionado para o público jovem da área rural, o secretário de agricultura do município, Lucimar Viero, vê a formação como sendo um importante instrumento para a manutenção da atividade leiteira. Ele acredita que com formação e orientação técnica a chance de permanência dos jovens na propriedade aumenta. Viero lembra que os temas a serem trabalhados durante a formação seguem experiências já desenvolvidas e aprovadas em campo pela equipe da Epagri do município. “A ideia é expandir e envolver mais propriedades”, resume afirmando que o município é parceiro e incentivador, pois acredita no potencial dos jovens e suas respectivas propriedades.