Educação de Novo Horizonte faz visita a escola de Educação em Tempo Integral de SLO

Com o objetivo de encurtar caminhos e trocar experiências, representantes da Secretaria de Educação, Esportes e Cultura de Novo Horizonte visitam, nesta terça-feira (15), a escola de Educação de Tempo Integral de São Lourenço do Oeste. A comitiva foi recebida pela diretora da escola, Adriana Ávila. Além do diálogo, a comitiva de Novo Horizonte aproveitou para conhecer a estrutura física e as oficinas que são oferecidas aos alunos lourencianos.

Reconhecendo a receptividade e a abertura do município vizinho, Solange Franzosi, secretária de Educação, Esportes e Cultura de Novo Horizonte, explica que o tour pela estrutura lourenciana permitiu uma ampla leitura de como funciona a educação em tempo integral. Segundo ela, são momentos valiosos que contribuem com o processo de implantação da modalidade no município. “Eles já estão no quinto ano e, por isso, têm bastante experiência para compartilhar”, avalia.

Solange não esconde que o processo é um desafio, mas adianta que a secretaria está alinhada com as metas do plano municipal de educação e neste ano inicia a implantação da educação de tempo integral. “Desde 2017 estamos trabalhando para isso”, disse lembrando que o primeiro passo foi garantir recursos para viabilizar o espaço físico necessário. “Vencido isso, agora chegou o momento de trabalhar na matriz curricular”, detalha.

Segundo a secretária de Novo Horizonte, a previsão é que a educação de tempo integral inicie no segundo semestre do ano letivo de 2022, por volta de agosto. O município inicia o processo com duas turmas do primeiro ano. Depois, de forma gradativa, as outras turmas serão atendidas.

Sobre a matriz curricular, Solange conta que será um trabalho a quatro mãos e baseado em experiências que deram certo em outros municípios. Depois, para entrar em vigor, a matriz deve ser submetida a avaliação e aprovação do conselho municipal de educação, o qual avaliza a aplicabilidade por meio de resolução. “Nossa prioridade é oferecer uma educação de qualidade”, lembra.