Município realiza 24ª Noite Cultural e 2° Festival da Canção

No sábado, dia 19 de novembro, a administração municipal de Novo Horizonte, através do Departamento de Cultura, promoveu a 24ª Noite Cultural e o 2° Festival da Canção Canta Novo Horizonte. No início, na Noite Cultural, crianças, jovens e adultos que participam das oficinas – são dez em andamento no momento – puderam expressar a cultura através de apresentações artísticas.

Na sequência os talentos do município subiram ao palco para interpretar grandes sucessos da música brasileira e internacional. As apresentações foram divididas em duas categorias – Infanto-juvenil e adulta. Para fechar teve show com a banda municipal, a dupla Alan & Alex e baile com a Banda Indexão.

Para a diretora de Cultura, Vanessa Bratti Giombelli, foi um momento de mostrar para a comunidade o que é desenvolvido nas oficinas durante a ano. Ela defende que as artes são ferramentas que contribuem na construção da cidadania do ser humano. “Como diretora de cultura me surpreendeu o público, pois superou nossas expectativas”, disse parabenizando todos os alunos e professores das oficinas que se dedicaram as apresentações e aos intérpretes pela coragem e disponibilidade de subir ao palco e expressar a cultura através da música.

Para Solange Franzosi, secretária de Educação, Esportes e Cultura, a programação foi um sucesso. Ela justifica a avaliação citando, por exemplo, a disponibilidade dos alunos e os detalhes das apresentações na noite cultural, a quantidade de intérpretes inscritos e o potencial de cada um e a presença do público. “São eventos que com certeza serão mantidos”, adianta revelando que existe a possibilidade, no caso do festival, da implementação da categoria regional. A ideia é que aos poucos o evento ganhe corpo e atraia intérpretes de toda a região. A secretária entende que quem ganha com isso é a comunidade, pois é a oportunidade de assistir e ouvir grandes apresentações.

Outra novidade deve ser a separação dos eventos. A ideia é uma data para a noite cultural e outra para o festival. A decisão leva em conta o aumento no número de oficinas – que acabam apresentando suas atividades – e de intérpretes.

Ganhadores do festival

Categoria infanto-juvenil

João Vitor Gomes Dranca – 1° lugar

Antony Mizael dos Santos Campagnolo – 2° lugar