Martinho, o rei das embaixadinhas, passa por Novo Horizonte

Conhecido em todo o Brasil pela intimidade com a bola e com o seu nome já eternizado no Guinness Book (Livro dos Records), Martinho Eduardo Orige, o Rei das Embaixadinhas, passou na última semana por Novo Horizonte. Ele conversou com os alunos da rede estadual e a rede municipal de ensino e, é claro, mostrou o que mais sabe fazer: embaixadinhas.

A conversa com as crianças e jovens teve caráter motivacional. Martinho falou, entre outras coisas, sobre oportunidades e como alcançar o sucesso. Compartilhando a sua história de vida e, principalmente, as dificuldades, o atleta buscou incentivar os jovens a correr atrás dos sonhos. Também falou do relacionamento com a família e a importância que o apoio dos pais tem no crescimento e desenvolvimento das crianças.

“Isso não é apenas um trabalho. É uma missão. Eu acredito nisso e é isso que estou passando”, defende o Rei das Embaixadinhas frisando que muitas famílias, hoje, estão sendo destruídas pelas drogas. “Eu venho mostrar e provar que todos são competentes”. Em três anos de trabalho o atleta já percorreu 243 cidades do Estado de Santa Catarina. São 4 mil quilômetros de caminhada e 2 milhões de embaixadinhas. O objetivo é passar em todas as cidades catarinenses.

Em Novo Horizonte Martinho também passou por algumas ruas fazendo embaixadinhas. O roteiro, que deve contribuir na manutenção dos recordes, foi acompanhado pelo prefeito, Vanderlei Sanagiotto.

De acordo com a secretária de Educação, Esportes e Cultura, Solange Fransozi, foi um momento importante, que agrega no processo de ensino aprendizagem. “Além de ser um recordista mundial, ele compartilhou a sua história e inspirou todos”, disse observando que, junto com a importância do esporte, o atleta frisou a questão dos valores morais e éticos.

Martinho

Catarinense de Araranguá, aos oito anos de idade já fazia 10 mil embaixadinhas. Habilidoso, o garoto sempre gostou de fazer embaixadinhas e depois de tentar a carreira profissional nos gramados de Santa Catarina, Martinho Orige passou a exibir a técnica em manter a bola nos pés por muito tempo.

Em 2003 ele entrou para o Guinness Book e manteve seu recorde em 2005, 2012, 2016 e 2019, quando ficou 26 horas e 1 minuto trocando a bola de um pé para o outro.