Futsal Novo Horizonte estreia no sábado na Liga Catarinense de Futsal

Pelo segundo ano consecutivo, o Futsal Novo Horizonte irá disputar a Liga Catarinense de Futsal (LCF) Série Prata. A equipe estreia na competição 2023 no sábado (22), contra AADF Palmitos/CME. O jogo é em casa, às 20h. A equipe de Novo Horizonte faz parte da Chave B, onde além de Palmitos, enfrenta ASCF/CME São Carlos Futsal, Aspelc Serra Alta, Athlético São Lourenço/Sudoestebet/CDM e Independente/SME São Domingos.

Sandra Mara Borchers, diretora de Esportes do município, comemora a formação da equipe e a participação na Liga. Ela frisa que se trata de uma formação com atletas do próprio município. Apenas três jogadores são de fora. “É uma forma de valorizar e incentivar as pratas da casa”. Embora reconheça que o investimento ainda seja modesto, ela destaca que o grupo está comprometido e treina com recorrência há um certo tempo. “A gente percebe que há um bom entrosamento”, avalia.

Além da competição e a representação do município em nível de Estado, a diretora defende que a participação na Liga é uma forma de incentivo e valorização dos atletas. “Os pequenos, que hoje integram as categorias de base, se espelham nos adultos. Eles vê que a dedicação e o comprometimento dá resultado e garante oportunidades”, disse observando que alguns jovens do município já chegaram a jogar em equipes profissionais.

Sandra entende que a Liga é uma maneira de os atletas medirem força. “É uma competição de alto nível. Não há comparação em relação as competições municipais e regionais. É uma oportunidade”, resume.

Formação da equipe

Como a participação da equipe na Liga é custeada, na grande maioria pelo município, os atletas não recebem salário. Todos se dedicam ao esporte em horários alternativos a atividade profissional. “Eles vêm pela parceria”, frisa a diretora. A contrapartida do município é o custeio da inscrição, a federação dos atletas, disponibilidade de uniforme, transporte e alimentação. O time conta com o patrocínio da Cervejaria Eisenbahn, Sicoob Original e Draven Academia. Os treinos técnicos e táticos acontecem nas terças e quintas-feiras. Nas sextas-feiras os atletas fazem fortalecimento físico na academia parceira.

Categoria Sub-13

Além da equipe adulta, Novo Horizonte também será representado na LCF Série Prata com a equipe Sub-13. Assim como os adultos, a equipe juvenil treina com professor nas segundas, quartas e sextas-feiras. O time estreia na competição no dia 1° de abril contra C5 Futsal AABB. O jogo é em casa, às 14h.