Em Novo Horizonte, palestra show aborda questão do bullying e cyberbullying
Atendendo a uma demanda da rede municipal de ensino, a Secretaria de Assistência Social de Novo horizonte realizou, nesta segunda-feira (28), uma palestra show para os alunos do Centro Educacional Novo Horizonte (Cenho) e da Escola de Educação Básica (EEB) Santa Lucia. A abordagem tratou sobre bullying e cyberbullying.
Marcia Nicola Franchini, secretária de Assistência Social, explica que o trabalho em conjunto visa mitigar esse que é um problema presente na sociedade. Segundo ela, a questão infelizmente é uma realidade que causa prejuízos a saúde mental. Ela explica que dentro do contexto de cada público, a palestra show provocou crianças, jovens e adultos a se colocarem no lugar do outro. “O trabalho busca mostrar que determinadas atitudes causam problemas e que a própria pessoa causadora do bullying ou cyberbullying precisa de ajuda”.
Além de chamar a atenção para a questão, Marcia conta que a pasta, através dos profissionais, se coloca disposição para atender e ouvir quem esteja passando pela situação de bullying e cyberbullying. “Foi um momento dinâmico. Acredito que eles [crianças e jovens] entenderam e aprenderam o que é o tema e o mal que ele causa na vida das pessoas”.
Considerando o envolvimento e a interação, a secretária vê como positiva a palestra show. De acordo com ela, o esforço e parceria entre escolas e secretaria vai permitir o acompanhamento e assistência de crianças e adolescentes que eventualmente estão passando pela situação. “Enquanto secretaria, nosso grande objetivo é atuar na prevenção, ou seja, evitar que problemas sejam instalados. Quando existirem, os mesmos receberão total atenção, mas a atuação é para construir uma sociedade consciente, que esteja afastada dessas questões”.
bullying e cyberbullying
A palavra bullying refere-se a situações em que uma pessoa ou mais agride outra (verbal ou fisicamente) sem nenhum motivo aparente.
O cyberbullying, por sua vez, refere-se ao tipo de agressão feita de forma virtual, em que a internet (sendo essa a diferença entre o bullying e cyberbullying) é o meio de propagação de ataques que visam ferir a imagem da pessoa perante os amigos, a família, os amigos de trabalho e a sociedade por meio de ofensas verbais e calúnias, muitas vezes, sem controle por parte da vítima.