Semana de formação continuada na educação de Novo Horizonte

De 18 a 21 de julho os professores que atuam na rede municipal de ensino de Novo Horizonte passaram por um processo de formação. Durante a programação foram trabalhadas questões relacionadas a produção textual, conteúdo programático, organizadores curriculares na educação infantil, campos de experiência, grupos etários, apresentação do currículo base de ensino fundamental do território catarinense, áreas do conhecimento e suas competências, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elaboração de planos de aula, comunicação e trabalho em equipe, autoconhecimento e inteligência emocional, educação especial e inclusão escolar e treinamento sobre primeiros socorros.

Solange Franzosi, secretária de Educação, Esportes e Cultura, reforça que não há educação de qualidade sem investir em formação dos profissionais. “A gente sabe que os desafios são diários e, no caso dos últimos anos, a tecnologia veio para acelerar ainda mais os processos”. Ela conta também que foi a primeira vez que atual gestão organizou uma programação inteira no município. Em anos anteriores a formação era feita em conjunto com outros municípios da região.

Para validar a estratégia e o formato, ao termino da formação a Secretaria aplicou uma pesquisa de satisfação junto aos profissionais. “Ficamos surpresos. Me emocionei ao ouvir os relatos”, compartilha a secretária afirmando que isso valida a estratégia e o formato. “A troca de experiência com outros municípios é boa, mas com grupos menores as particularidades podem ser tratadas com profundidade”, analisa.

Formação

Dividida em grupos com professores da educação infantil e do ensino fundamental, a formação foi conduzida pelas professoras Nelí Bastezini Krombauer e Janete Raquel de Oliveira Cristani. Os treinamentos sobre comunicação e trabalho em equipe, autoconhecimento e inteligência emocional, educação especial e inclusão escolar e primeiros socorros foram conduzidos por Dovaldo Palmorio, Júlio C. de Jesus, Tania Mara Zancanaro Pieczkowski e cabo Orlando Kuhn do Corpo de Bombeiros, respectivamente.