Educação e prevenção: Proerd forma 20 alunos do 5° ano em Novo Horizonte

Na última quinta-feira (27), a Rede Municipal de Educação de Novo Horizonte celebrou um marco significativo na educação e prevenção ao uso de drogas e violência com a formatura de 20 alunos do 5° ano da Rede Municipal de Ensino no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, professores, familiares e o mascote do programa, o Leão Daren.

Entre os presentes, destaque para o comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar em São Lourenço do Oeste, major Daniel Santoro, e o vice-prefeito de Novo Horizonte, Luiz Darci Zaffari. Em seu discurso, o major Santoro destacou a relevância do Proerd, que ao longo de mais de duas décadas já formou milhares de jovens. “O Proerd é um programa de fundamental importância na formação do ser humano. Por meio dos instrutores, a Polícia Militar tem a oportunidade de passar valores relacionados à repressão às drogas, violência e bullying,” afirmou Santoro.

Ele enfatizou ainda que o sucesso do programa é resultado de diversas parcerias, incluindo o apoio incondicional do município, da Secretaria de Educação, empresas locais e da Câmara de Vereadores. “A sociedade se torna mais harmônica e pacífica através do Proerd. Ajuda até a desmistificar o serviço policial. O policial passa a ser visto como um amigo da criança, da família e da comunidade,” disse o major, sublinhando a importância das relações de proximidade desenvolvidas pelo programa.

A secretária de Educação de Novo Horizonte, Vanessa Bratti Giombeli, também ressaltou a importância do Proerd para o desenvolvimento das crianças. “É um programa que orienta para o não uso de drogas, combate à violência e o bullying,”. Ela destacou que a parceria entre a Rede Municipal de Educação e a Polícia Militar é de longa data e reforçou o compromisso contínuo do município com o programa.

Vanessa adiantou que o município está sempre disposto a colaborar com a Polícia Militar para a formação de novas turmas do Proerd. “Nós acreditamos no programa e sua filosofia. Prova disso é que todos os anos investimos na aquisição do mascote de pelúcia para entregar às crianças. É algo simbólico que reforça todos os conceitos e aprendizados vistos em sala de aula. É uma forma de prevenção,” concluiu a gestora. Segundo a secretária de Educação, a formatura do Proerd não apenas celebrou a conquista dos alunos, mas também reafirmou o compromisso da comunidade com a educação e a formação de jovens conscientes e preparados para resistir às adversidades sociais.