Concurso sobre trabalho infantil premia melhores desenhos e frases e destaques estampam outdoor

Em cumprimento ao edital que regulamentava o 3° Concurso Municipal “Erradicação do Trabalho Infantil”, cujo tema é “trabalho infantil não é brincadeira”, o Departamento de Promoção Social de Novo Horizonte divulgou, nesta segunda-feira (27), os vencedores nas duas categorias – desenho e frase. Gustavo Corbari (primeiro lugar) e Luiza Villani (segundo lugar), foram os vencedores na categoria desenho. Luana Alves (primeiro lugar) e Vitorio Maioli Domingos (segundo lugar) foram os vencedores na categoria frase. Nas duas categorias o primeiro lugar faturou um tablet e um caderno personalizado. Os segundos lugares receberam uma mochila e uma caixa de lápis de cor.

Ao lembrar que no mês de junho há um esforço e uma atenção especial em torno do combate e exploração do trabalho infantil, Marcia Nicola Franchini, diretoria do Departamento de Promoção Social, explica que é o terceiro ano consecutivo que o concurso é realizado no município. Segundo ela, o objetivo é promover debates nas escolas com alunos, professores e principalmente com os pais e familiares. “Realizamos diversas ações sobre o tema. É a oportunidade para sensibilizar, informar, debater e dar destaque a essa violação de direitos de crianças e adolescentes”, comenta.

Marcia confessa que a adesão e participação dos jovens no concurso foi positiva. Prova disso são as 21 inscrições para a categoria frase e as 50 inscrições para a categoria desenho. “A qualidade e a criatividade dos trabalhos foram realmente impressionantes”, compartilha observando que a avaliação dos materiais foi feita por uma comissão especial, a qual seguiu critérios estabelecidos em edital – criatividade, impacto visual, originalidade e demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação.

Assim como nas edições passadas, o material segue agora para uma análise técnica da equipe profissional do Departamento de Promoção Social. A ideia é que os desenhos e as frases ajudem a equipe a entender e visualizar como o tema é percebido e interpretado pelas crianças e adolescentes. “A partir da análise desses materiais gerados, nossas equipes conseguem traçar estratégias e atuar na prevenção”, finaliza a diretora.

Reconhecimento

Além da premiação ao primeiro e segundo lugar de cada categoria, o desenho e frase destaque foram ampliados e hoje ocupam lugar de destaque num outdoor em frente ao ginásio municipal. O material deve ficar exposto até o próximo concurso, em 2023.