Alunos da rede municipal de ensino de Novo Horizonte passam por avaliação nutricional

Em cumprimento ao Programa Saúde na Escola (PSE), Crescer Saudável e Proteja, alunos da rede municipal de ensino de Novo Horizonte passaram por uma avaliação do perfil nutricional. O trabalho, que envolveu alunos com idade entre um a 12 anos do Centro Educacional Municipal Novo Horizonte (Cenho) e da Escola Aide Terezinha Gharguetti Malagutti, foi conduzido pela nutricionista do município, Vanessa Piazza.

Vanessa explica que a avaliação nutricional é uma abordagem completa que verifica, por exemplo, o estado nutricional do indivíduo, detectando suas necessidades alimentares. Ela conta que com isso é possível, nos casos necessários, intervir de forma adequada para a manutenção e recuperação do estado de saúde do paciente.

Segundo a nutricionista, uma intervenção nutricional adequada pode prevenir doenças e promover uma vida mais saudável, garantindo bem-estar ao indivíduo. “A avaliação do estado nutricional da população infantil é importante aos serviços de saúde pública, pois a aferição do peso e da altura, permitem comparação de cada criança com o padrão de crescimento ideal. Isso vai auxiliar na identificação de possíveis deficiências”, justifica.

Lembrando que doenças como a desnutrição e obesidade, especialmente na infância, podem trazer sérios danos à saúde, Vanessa cita que crianças obesas podem fazer parte dos grupos de riscos, com maiores probabilidades de sofrerem na idade adulta de doenças como: hipertensão, diabetes e hipercolesterolemia.

Encaminhamentos

Com a avaliação, os alunos receberão orientações nutricionais de acordo com o peso e altura obtidos, sendo que os alunos com riscos nutricionais serão encaminhados para atendimento individual com a nutricionista na unidade de saúde do município.