Valorização da vida é tema de palestra no Setembro Amarelo de Novo Horizonte

Em alusão ao Setembro Amarelo – mês dedicado à prevenção do suicídio – o Departamento de Promoção Social de Novo Horizonte realizou, na terça-feira (20), no centro dos idosos, uma palestra sobre o tema. A conversa foi conduzida pelo psicólogo, suicidólogo, membro da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Suicídio (ABEPS) e técnico pericial, Abel Petter.

Alunos da rede estadual de ensino, comunidade e lideranças do município participaram da programação. Neste ano o foco da palestra foi a valorização da vida. Ao longo da fala Petter deixou claro que a melhor forma de prevenir os casos de suicídio é a informação. O palestrante reforça que é preciso falar sobre e abordar o assunto de forma direta e sem tabus. Formas de pedir ajuda e como identificar os desconfortos foram pautados. “Não podemos julgar as pessoas. É necessário ouvi-las e auxiliá-las a encontrar a ajuda certa para que sejam direcionadas ao caminho correto. Ainda há muito preconceito sobre o assunto, o que, infelizmente, colabora com os números negativos”, compartilha.

Frisando que o objetivo da palestra é auxiliar as pessoas quanto à necessidade de falar sobre suas angústias, Marcia Nicola Franchini, diretora do Departamento de Promoção Social, explica que o foco é a prevenção. “Precisamos quebrar os tabus. É uma questão que incomoda, gera medo e está cercada de preconceito, mas que precisa ser tratada no dia a dia”.

Embora setembro seja o mês de conscientização do tema, Marcia informa que a Promoção Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), está à disposição e realiza atividades durante o ano todo. Conforme ela, a população pode contar a qualquer hora com a equipe profissional.

Em relação ao público participante, Marcia lembra que nacionalmente os índices de suicídios envolvendo jovens aumentam a cada ano. Segundo ela, a intenção da palestra é subsidiar os alunos de informações e mostrar que professores e demais profissionais da promoção social e da saúde estão à disposição, em forma de rede de apoio. Em resumo, o objetivo foi mostrar que é possível prevenir o suicídio e que para isso é necessário falar sobre o assunto abertamente.

Acesse a galeria de fotos AQUI