Com formatura e diplomação, mais uma turma conclui o Proerd em Novo Horizonte

Em parceria com a Secretaria de Educação Esportes e Cultura e Novo Horizonte, a Polícia Militar formou, na sexta-feira (12), no centro de convivência dos idosos do município, mais uma turma de alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Na oportunidade 34 alunos do 5° ano da rede municipal de ensino foram diplomados. A cerimônia foi prestigiada por representantes do Executivo, Legislativo, Polícia Militar e familiares.

Solange Franzosi, secretária de Educação, Esportes e Cultura, diz que o programa é fundamental e faz a diferença no dia a dia das crianças. Segundo ela, são orientações que irão nortear as ações ao longo da vida. “A entrega do mascote – Leão – como recordação da participação no programa é facultativa e depende do município. Nós optamos em fazer esse investimento, pois é uma forma deles lembrarem dos ensinamentos e orientações no futuro”. Em relação ao concurso de redação, Solange explica que a decisão, junto com os professores, foi pelo sorteio. “Nossos alunos surpreenderam. Todos mereciam. Seria injusto fazer a escolha de duas redações”. Questionada sobre a participação de novas turmas no programa, a secretária adianta que o município é parceiro.

Responsável pela implementação do Proerd na região no ano de 2017, o major Vilmar Rosa, comandante do 30° Batalhão de Polícia Militar de Fronteira com sede em Xanxerê, afirma que o programa é um dos mais importantes dentre os que são coordenados pela Polícia Militar. Segundo ele, é a oportunidade de incutir na cabeça das crianças e jovens a importância de não experimentar drogas. “Ela [droga] traz muitos dados para a pessoa e para a sociedade. O uso gera consequências como agressões e prática de delitos”, afirma.

Defensor do programa, Rosa entende que através do programa a Polícia Militar se aproxima da sociedade. Com a ideia de ampliar o programa e envolver, por exemplo, turmas do 7° ano e pais, o major defende que trabalhar na prevenção é muito melhor que no combate. “Com esses dois anos de pandemia a polícia ficou distante da comunidade. A gente precisa agora retomar os trabalhos e aproximação”, observa.

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família. O objetivo é capacitar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.